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Só para franceses
Lançamentos do Salão de Paris não serão mostrados no Salão de São Paulo, em outubro
JOSÉ AUGUSTO AMORIM
ENVIADO ESPECIAL A PARIS
Quando começa a mostra automobilística mais visitada do
mundo, a pergunta é inevitável:
os lançamentos do Salão de
Paris estarão no de São Paulo,
que vai de 19 a 29 de outubro?
A resposta não é das mais animadoras. Poucas atrações cruzarão o Atlântico a tempo.
A principal atração "quente"
será a Citroën C4 Picasso,
que, 32 cm mais comprida
que a Xsara Picasso, não a substituirá. Há espaço para sete
pessoas, um volume para bagagem que varia entre 208 l e
1.951 l e uma área envidraçada
de 6,4 m2, incluindo o teto solar
que atravessa a carroceria.
Produzida na Espanha, a minivan não tem chances de ser
feita em Porto Real (RJ). "Brasileiro não paga por esse tipo
de sofisticação [troca de marchas por aletas no volante, freio
de mão elétrico, regulagem automática da suspensão, medidor lateral de espaço de estacionamento]", explica Sergio
Habib, presidente da Citroën
do Brasil. "Por isso tem de importar", diz. O carro, porém, estará à venda a partir de março
do ano que vem por R$ 90 mil.
Outro modelo em comum
que será visto tanto por franceses como por brasileiros é o
Porsche Boxster com motores
mais potentes. São 5 cv (cavalos) extras para a opção 2.7,
num total de 245 cv. Já a versão
S trocou o motor 3.2 por um 3.4
de 295 cv, ou 15 cv a mais.
Mas as novas versões do 911
-Targa 4, Targa 4S e GT3 RS-
são restritas ao Porte de Versailles. O GT3 RS é feito para as
pistas e oferece 415 cv.
Ainda que as vendas do novo
Honda CR-V comecem neste
ano, ele não irá ao Anhembi. A
terceira geração do utilitário
está com um desenho mais esportivo -a janela traseira parece "cair", como num cupê- e
conta com dispositivos de segurança, como os freios que
funcionam sozinhos caso percebam uma batida iminente. O
câmbio automático passou de
quatro para cinco velocidades.
Jovialidade
Outra sensação parisiense
que chegará só em 2007 ao Brasil é o C30, o primeiro compacto da Volvo. Está certo que
75% das vendas do modelo
22 cm mais curto que o S40 serão na Europa. O carro é totalmente personalizável, a ponto
de ser pintado de duas cores, e
há conexão para iPod.
A Kia também se mostra
mais jovial com o Cee'd, seu
primeiro carro construído na
Europa e pensado para o consumidor local. Sairá de sua fábrica na Eslováquia com cinco
motorizações e garantia de sete
anos, que passará de um comprador para o outro. Haverá
também uma perua e um
hatchback de duas portas.
JOSÉ AUGUSTO AMORIM viajou a convite da
Anfavea
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