São Paulo, domingo, 01 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil exporta tecnologia bicombustível à Europa

DO ENVIADO ESPECIAL

O nome "Bresil" foi pronunciado, na quinta-feira, dia de abertura do Salão de Paris à imprensa, três vezes. Primeiro foi o presidente da Citroën, depois o da Peugeot e, por fim, o da Renault. O motivo era um só: a tecnologia brasileira de carros flex chega à Europa em 2007.
Os modelos bicombustíveis serão os mesmos que circulam no Brasil: Citroën C3, Peugeot 206 e Renault Mégane. A diferença é que não poderão rodar apenas com álcool, mas irão consumir uma mistura de 85% de etanol e 15% de gasolina.
"O Brasil está na frente de muitos países no uso do "flex fuel". Nossa competência local vai ser colocada à disposição do grupo", afirma Jérôme Stoll, presidente da Renault do Brasil, onde também há Clio Flex.
Carlos Ghosn, presidente mundial da companhia, também anunciou que os veículos comerciais Master e Trafic rodarão com biodiesel -tecnologia brasileira- ainda neste ano.
"Em 2009, metade dos nossos veículos a gasolina comercializados na Europa poderão funcionar com uma mistura de gasolina e etanol", afirmou ele, que é nascido no Brasil.
Também inspirada na experiência brasileira, a Fiat exibiu o Multipla Multi-Eco, que pode usar gasolina pura, gasolina com etanol ou metano. A emissão de poluentes cai 40% com o combustível vegetal. (JAA)


Texto Anterior: Salão de Paris 2006: Dupla superesportiva rouba a cena
Próximo Texto: Em casa, francesas atacam com conceitos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.