São Paulo, domingo, 02 de janeiro de 2011

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CARTAS

Civic sem garantia
"Em janeiro, levei meu Civic 2007 à Daitan para fazer a revisão dos 60 mil km. Um dos problemas relatados foi o barulho no pedal da embreagem. Segundo a concessionária, uma peça do sistema deveria ser trocada porque é um defeito recorrente no Civic. Quatro meses após o reparo, o rangido voltou. Em setembro, levei o carro à Norte-Vel. Depois de uma análise, fui informado de que a Honda não autorizou o reparo novamente em garantia."
REGINALDO MAURO (São Paulo, SP)

Resposta da Honda - "O veículo foi reparado e entregue em condições de uso."

Revisão do Stilo
"A Fiat e a concessionária Via Marconi não cumprem o que está anunciado no site da montadora. Levei meu Stilo 1.8 para a primeira revisão, cujo serviço era tabelado no site em quatro parcelas de R$ 45. Após a revisão, a autorizada informou que o serviço custaria R$ 322,64. Questionei o funcionário e soube que o valor do site não engloba a troca do filtro do ar-condicionado, feita sem minha autorização durante a revisão."
JOSÉ QUINTINO (Lençóis Paulista, SP)

Resposta da Fiat - "A Via Marconi informa que respondeu ao cliente."

Réplica do leitor - "Cobraram por um serviço que não estava incluído no pacote."

Sem entrega na VW
"Fui com meu pai comprar um Voyage 1.0 na Brasilwagen, onde preenchi o cadastro e assinei o contrato. A autorizada acrescentou quase R$ 500, referentes a taxas e despesas. O carro só poderia ser entregue após o pagamento da Finasa à concessionária. Liguei para a Volkswagen e para a Finasa e constatei duas mentiras da Brasilwagen: eles não tinham o carro e a Finasa fez o pagamento um dia depois da compra. Agora, duas semanas depois, há um contrato de financiamento sem a entrega do bem. Isso é ilegal!"
JULIANA NEVES (São Paulo, SP)

Resposta da Volkswagen - "Informamos que o veículo foi entregue à cliente."

Captiva parado
"Depois de ler um anúncio da General Motors, resolvi comprar um Captiva. Hoje só tenho dor de cabeça com o veículo, que está com 15 mil km e já esteve nas concessionárias Dutra, Itororó e agora na Aba. Ninguém resolve os problemas de fabricação. Já fiquei 60 dias sem o carro em um período de 20 meses. Ainda há informações desencontradas sobre o serviço prestado pelas autorizadas e a montadora, que não se entendem."
LUCIANO BASINI (São Paulo, SP)

Resposta da General Motors - "Esclarecemos que o veículo, após ser submetido aos serviços necessários, foi entregue ao cliente em condições normais de funcionamento."

Pneu do 207
"Adquiri um 207 Passion, em maio do ano passado, na concessionária La Place. Com pouco tempo de uso, o veículo apresentou vazamentos de óleo. Percebi ainda que, nos dias de calor, pinga água nos pés do passageiro. E a equipe de manutenção da autorizada ainda me disse que é normal pingar água do ar-condicionado. Agora os problemas são os pneus dianteiros do carro, que estão excessivamente gastos. A revenda já me obrigou a retornar à oficina por quatro vezes e até agora não apresentou nenhuma solução para os defeitos."
FÁTIMA EVA DOS SANTOS (São Paulo, SP)

Resposta da Peugeot - "Informamos que não se trata de defeito no veículo e, sim, de desgaste dos pneus, sendo necessário que a cliente faça contato diretamente com o fornecedor desse item."

Réplica da leitora - "Tentei resolver com a revenda e com a montadora. Vou ao Procon."


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