São Paulo, domingo, 02 de novembro de 2008

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Carros de corrida dividem atenção

Estão em exposição competidores de Fórmula 1, Mundial de Rali e Le Mans; modelos chegam a 800 cv

DA REPORTAGEM LOCAL

Desde que o homem criou o carro a manivela, aposta corridas. Com o tempo, a brincadeira ficou séria. Há quem pague até R$ 3.500 por um lugar no camarote da F-1 -hoje ocorre a última etapa do mundial.
Quem não tem nem quer pagar tanto pode desembolsar R$ 30 e ver de perto os carros de F-1 no Salão de São Paulo.
Estão lá os monopostos das equipes Renault, Toyota e BMW. Todos eles têm motor 3.0 V8 (oito cilindros em "V") limitados a cerca de 800 cv (cavalos). Isso significa 12 vezes a potência de um Fiat Uno.
No asfalto, só o F-1 é mais rápido que o protótipo Peugeot 908 HDi. Campeão da Le Mans Series, ele traz motor 5.5 V12 turbodiesel de 750 cv para provas de longa duração.
Econômico e resistente, o 908 (e o Audi R10 TDi) mostrou ao mundo como um carro de corrida a diesel pode ser mais eficiente e rápido que seus concorrentes a gasolina.
Na terra, porém, "o carro" é o Citroën C4 VTR 2.0 turbo (320 cv), atual campeão do WRC (Mundial de Rali). Na verdade, campeão é Sébastien Loeb, o piloto mais vitorioso do WRC.
No salão, o Citroën está cercado por espelhos e TVs que mostram as peripécias do francês: freadas na neve da Finlândia, derrapagens em asfalto de Mônaco, saltos na Sardenha.
Para agüentar tudo, seu C4 vem com pneus especiais para cada piso, amortecedores reguláveis em compressão e altura, além de tração nas quatro rodas. Detalhes semelhantes aos do Subaru Impreza WRX STI, estrela do estande da marca japonesa no salão. (FS)


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