|
Próximo Texto | Índice
Os melhores de 2009
A4, smart fortwo e Polo BlueMotion são destaques do ano de motores limpos e eficientes
FABIANO SEVERO
EDITOR-ASSISTENTE DE VEÍCULOS
Depois da palavra "crise", a
mais usada em 2009 foi "downsizing". Em qualquer roda de
engenheiros automotivos ou
entusiastas dos carros ouvia-se
a palavra em inglês que resume
os motores menores turbinados (veja box à direita).
Não é para menos. O "downsizing" é a solução mais simples, urgente e barata para reduzir consumo de combustível
e emissões de poluentes, sem
perder desempenho, é claro.
Parece o mundo ideal. Só que
a tecnologia é cara e, por enquanto, equipa carros mais sofisticados -apenas 8 dos 68 automóveis testados pelo Folha-Mauá no ano passado.
O smart fortwo, por exemplo, é um ideal de eficiência
energética, mas só leva duas
pessoas e custa R$ 57,9 mil.
Seu motor 1.0 turbo rende
84 cv e faz o carrinho acelerar
mais que um Honda Civic, de
140 cv. E mais: chega a fazer
17,1 km/l na estrada, se é que
alguém irá levá-lo para lá.
O Audi A4 também é adepto
dessa escola e merece elogios.
O propulsor 2.0 turbo com injeção direta de gasolina rende
183 cv e usa um câmbio CVT
(continuamente variável) para
ir de 0 a 100 km/h em 8,6s e
consumir, em média, 12,5 km/l,
marcas semelhantes às do Fiat
Punto T-Jet 1.4 turbo (152 cv).
Mais econômico só o Volkswagen Polo BlueMotion, nascido e criado para fazer o bem.
O motor 1.6 (aspirado) foi recalibrado, os pneus estão finos
e a grade tem desenho aerodinâmico. Resultado: faz quase
20 km/l na estrada. De fazer inveja a qualquer Mille da vida.
Um ranking, porém, não é
feito só de médias. Os extremos
também se destacam, e não dá
para deixar o Audi RS6 de fora.
O sedã foi o carro mais rápido
já testado nos 13 anos de parceria entre a Folha e o IMT (Instituto Mauá de Tecnologia).
Com motor 5.0 V10 biturbo e
580 cv, o RS6 vai a 100 km/h
em parcos 4,5s. Em 22s, ele
cruza 1.000 metros e atinge
quase 250 km/h. Nesse tempo,
o Picanto não vai a 100 km/h.
Aliás, em retomada de 60
km/h a 120 km/h, o hatch automático da Kia só ganha da dupla Palio-Siena 1.0, mesmo
abastecidos com álcool.
As montadoras cederam os carros para teste
INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA
www.maua.br
0/xx/11/4239-3092
Próximo Texto: O que é "downsizing"? Índice
|