São Paulo, domingo, 03 de janeiro de 2010

Próximo Texto | Índice

Os melhores de 2009

A4, smart fortwo e Polo BlueMotion são destaques do ano de motores limpos e eficientes

FABIANO SEVERO
EDITOR-ASSISTENTE DE VEÍCULOS

Depois da palavra "crise", a mais usada em 2009 foi "downsizing". Em qualquer roda de engenheiros automotivos ou entusiastas dos carros ouvia-se a palavra em inglês que resume os motores menores turbinados (veja box à direita).
Não é para menos. O "downsizing" é a solução mais simples, urgente e barata para reduzir consumo de combustível e emissões de poluentes, sem perder desempenho, é claro.
Parece o mundo ideal. Só que a tecnologia é cara e, por enquanto, equipa carros mais sofisticados -apenas 8 dos 68 automóveis testados pelo Folha-Mauá no ano passado.
O smart fortwo, por exemplo, é um ideal de eficiência energética, mas só leva duas pessoas e custa R$ 57,9 mil.
Seu motor 1.0 turbo rende 84 cv e faz o carrinho acelerar mais que um Honda Civic, de 140 cv. E mais: chega a fazer 17,1 km/l na estrada, se é que alguém irá levá-lo para lá.
O Audi A4 também é adepto dessa escola e merece elogios. O propulsor 2.0 turbo com injeção direta de gasolina rende 183 cv e usa um câmbio CVT (continuamente variável) para ir de 0 a 100 km/h em 8,6s e consumir, em média, 12,5 km/l, marcas semelhantes às do Fiat Punto T-Jet 1.4 turbo (152 cv).
Mais econômico só o Volkswagen Polo BlueMotion, nascido e criado para fazer o bem.
O motor 1.6 (aspirado) foi recalibrado, os pneus estão finos e a grade tem desenho aerodinâmico. Resultado: faz quase 20 km/l na estrada. De fazer inveja a qualquer Mille da vida.
Um ranking, porém, não é feito só de médias. Os extremos também se destacam, e não dá para deixar o Audi RS6 de fora. O sedã foi o carro mais rápido já testado nos 13 anos de parceria entre a Folha e o IMT (Instituto Mauá de Tecnologia).
Com motor 5.0 V10 biturbo e 580 cv, o RS6 vai a 100 km/h em parcos 4,5s. Em 22s, ele cruza 1.000 metros e atinge quase 250 km/h. Nesse tempo, o Picanto não vai a 100 km/h.
Aliás, em retomada de 60 km/h a 120 km/h, o hatch automático da Kia só ganha da dupla Palio-Siena 1.0, mesmo abastecidos com álcool.


As montadoras cederam os carros para teste

INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA

www.maua.br
0/xx/11/4239-3092


Próximo Texto: O que é "downsizing"?
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.