São Paulo, domingo, 03 de janeiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Este ano haverá mais de 80 lançamentos

Sem alarde, Volkswagen fecha 2009 como a maior do mundo, à frente da Toyota; crise maquiou números

Divulgação
Aston Martin quer vender o DBS como uma joia, e não como um carro

FELIPE NÓBREGA
DA REPORTAGEM LOCAL

Muitas novidades temperam o calendário automotivo deste ano. Uma boa parte delas debutará no Salão do Automóvel de São Paulo, que completará 50 anos em outubro.
A maior surpresa do setor, no entanto, tentará ser mantida em segredo. Dados preliminares de balanço de vendas apontam que o grupo Volkswagen fechou 2009 como o maior do mundo, à frente de Toyota e General Motors.
O presidente da VW do Brasil, Thomas Schmall, disse à Folha que a montadora não vai destacar o feito. "Os números do ano passado, influenciados pela crise, não podem ser considerados uma vitória da Volkswagen. A empresa planeja ser a primeira em 2018."
Os principais mercados da Toyota -EUA e Japão- caíram muito, enquanto os da VW -China, Alemanha e Brasil- cresceram. Segundo a consultoria IHS Global Insight, até outubro, as vendas da Volks somavam 4,4 milhões de carros, ante 4 milhões da Toyota.
No Brasil, o alvo da Volks é a Fiat, que lança em abril uma nova geração do Uno. O compacto segue o estilo do novo Panda italiano, com teto alto, lanterna traseira elevada e motor 1.0 Evo Fire. O Mille atual não sairá de linha.
No segundo semestre, a marca começa a aposentar o antigo motor 1.8 (114 cv), comprado da GM. O Punto estreará a nova família de propulsores Tritec (1.4, 1.6 e 1.8), desenvolvida pela BMW e pela Chrysler.
A VW vem com a picape média Amarok diesel em março e com o Gol duas portas no meio do ano. A derivação pode abrir caminho para a versão esportiva GT. Já a SpaceFox ganha, em fevereiro, a frente redesenhada do "irmão" caçula, assim como o kit aventureiro.

Novos velhos conhecidos
Quem também deve seguir a tendência é a inédita C3 Picasso, que começa a ser produzida em Porto Real (RJ) em setembro. O modelo será o principal lançamento da Citroën, que estuda a importação do pequeno e luxuoso DS3, uma espécie de Mini Cooper francês.
A Ford começa o ano cheia de novidades. Além dos motores 1.6 e 2.0 "flex" para a linha Focus, a montadora mostra o EcoSport com "cara" de Land Rover Freelander e, no segundo semestre, o Fiesta nacional com corpinho de Figo indiano.
A Chevrolet promete fazer barulho com as versões sedã e picape do Agile -o utilitário chega primeiro, ainda neste semestre. Na agenda da montadora ainda estão dois sedãs grandes: o Malibu, que tenta por mais um ano sair da gaveta do departamento de vendas, e o Omega. O luxuoso australiano volta com mudanças estéticas.
Em abril, a Peugeot lança, enfim, a derivação picape do compacto 207. Mas será o sedã 308 argentino que vai inaugurar a nova identidade visual da marca do leão. Pelo menos nas projeções, a traseira do sedã parece ter harmonia com o conjunto, diferentemente do 307 Sedan.
Já a Renault, em novembro, mexe no Logan. Pouca coisa.


Texto Anterior: O que é "downsizing"?
Próximo Texto: Importados terão de JAC a Aston Martin
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.