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Este ano haverá mais de 80 lançamentos
Sem alarde, Volkswagen fecha 2009 como a maior do mundo, à frente da Toyota; crise maquiou números
Divulgação
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Aston Martin quer vender o DBS como uma joia, e não como um carro
FELIPE NÓBREGA
DA REPORTAGEM LOCAL
Muitas novidades temperam
o calendário automotivo deste
ano. Uma boa parte delas debutará no Salão do Automóvel de
São Paulo, que completará 50
anos em outubro.
A maior surpresa do setor, no
entanto, tentará ser mantida
em segredo. Dados preliminares de balanço de vendas apontam que o grupo Volkswagen
fechou 2009 como o maior do
mundo, à frente de Toyota e
General Motors.
O presidente da VW do Brasil, Thomas Schmall, disse à
Folha que a montadora não vai
destacar o feito. "Os números
do ano passado, influenciados
pela crise, não podem ser considerados uma vitória da
Volkswagen. A empresa planeja ser a primeira em 2018."
Os principais mercados da
Toyota -EUA e Japão- caíram muito, enquanto os da VW
-China, Alemanha e Brasil-
cresceram. Segundo a consultoria IHS Global Insight, até
outubro, as vendas da Volks somavam 4,4 milhões de carros,
ante 4 milhões da Toyota.
No Brasil, o alvo da Volks é a
Fiat, que lança em abril uma
nova geração do Uno. O compacto segue o estilo do novo
Panda italiano, com teto alto,
lanterna traseira elevada e motor 1.0 Evo Fire. O Mille atual
não sairá de linha.
No segundo semestre, a marca começa a aposentar o antigo
motor 1.8 (114 cv), comprado
da GM. O Punto estreará a nova família de propulsores Tritec (1.4, 1.6 e 1.8), desenvolvida
pela BMW e pela Chrysler.
A VW vem com a picape média Amarok diesel em março e
com o Gol duas portas no meio
do ano. A derivação pode abrir
caminho para a versão esportiva GT. Já a SpaceFox ganha,
em fevereiro, a frente redesenhada do "irmão" caçula, assim
como o kit aventureiro.
Novos velhos conhecidos
Quem também deve seguir a
tendência é a inédita C3 Picasso, que começa a ser produzida
em Porto Real (RJ) em setembro. O modelo será o principal
lançamento da Citroën, que estuda a importação do pequeno
e luxuoso DS3, uma espécie de
Mini Cooper francês.
A Ford começa o ano cheia de
novidades. Além dos motores
1.6 e 2.0 "flex" para a linha Focus, a montadora mostra o
EcoSport com "cara" de Land
Rover Freelander e, no segundo semestre, o Fiesta nacional
com corpinho de Figo indiano.
A Chevrolet promete fazer
barulho com as versões sedã e
picape do Agile -o utilitário
chega primeiro, ainda neste semestre. Na agenda da montadora ainda estão dois sedãs
grandes: o Malibu, que tenta
por mais um ano sair da gaveta
do departamento de vendas, e o
Omega. O luxuoso australiano
volta com mudanças estéticas.
Em abril, a Peugeot lança, enfim, a derivação picape do compacto 207. Mas será o sedã 308
argentino que vai inaugurar a
nova identidade visual da marca do leão. Pelo menos nas projeções, a traseira do sedã parece
ter harmonia com o conjunto,
diferentemente do 307 Sedan.
Já a Renault, em novembro,
mexe no Logan. Pouca coisa.
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