São Paulo, domingo, 3 de janeiro de 1999

Próximo Texto | Índice

PESQUISA DATAFOLHA
Pesquisa Datafolha revela que a Volks é considerada a marca que faz os melhores carros; para 67% dos entrevistados, segurança é o fator mais importante na hora de comprar um veículo
Paulista dirige e 'sonha' com o Gol

da Reportagem Local

Líder de vendas no Brasil há 13 anos, o Volkswagen Gol é o carro mais utilizado pelo paulistano. Além disso, o modelo figura como o maior sonho de consumo.
Esses são alguns dos resultados de uma pesquisa realizada pelo Datafolha no final do ano passado. No levantamento, a Volks figura como a montadora que fabrica os melhores carros nacionais.
Um quinto dos paulistanos declara utilizar com maior frequência carros da Volks. Desses, 9% apontam o Gol como preferido.
Quando a pergunta se refere ao modelo que o paulistano compraria, independentemente de suas condições financeiras, o Gol aparece em primeiro, com 16%.
"É o terceiro que tenho e nunca deu trabalho nenhum", conta o representante comercial Paulo Roberto Gonzales, 43, que viajou neste réveillon para o litoral de São Paulo com seu Gol, sua mulher, dois filhos e uma amiga da família.
Gonzales afirma, porém, que seu sonho de consumo é um Chevrolet Vectra -que aparece logo atrás do Gol na categoria dos "sonhados".
Uma das explicações para a aceitação do carro é o fato de ele passar de geração para geração.
A filha de Gonzales, Ingrid, 19, pretende ter um Gol como primeiro carro. "Foi nesse carro que aprendi a dirigir", explica.
Depois do Gol, entre os objetos de desejo, aparecem Chevrolet Vectra (7%), Chevrolet Corsa e Fiat Palio (5% cada).

Quem prefere VW
Entre os entrevistados que elegeram a Volkswagen como a melhor montadora, destacam-se os homens (46%).
A VW recebeu boa avaliação de pessoas com idade entre 35 e 44 anos (46%), de quem tem renda individual e familiar entre 10 e 20 salários mínimos (47% e 50%, respectivamente), dos que já têm um carro da marca (59%) e dos trabalhadores autônomos (46%).
Quando a pergunta se refere à marca de carro que o paulistano compraria se não houvesse limitações financeiras, cerca de um terço (31%) dos entrevistados opta por carros da Volkswagen -incluindo aí importados, como Passat e Golf.
Os modelos da GM aparecem na segunda colocação, com 26%. Fiate Ford vêm em seguida, com 14% e 11% da preferência.

Importados em baixa
É curioso notar que modelos importados, como os das marcas BMW, Mercedes-Benz, Audi e Mitsubishi, só são citados por 1% dos paulistanos, quando a pergunta é o carro que compraria se não houvesse limitações financeiras.
Entre os importados, os modelos prediletos são os da Chevrolet -que aparece com 3% da preferência. Mais exatamente o Omega (2%) e o Astra (1%).
Como a resposta é espontânea, o pesquisador não teve como "direcionar" o entrevistado. Muitos deles confundiram, por exemplo, nomes de marcas e modelos. Assim, o Volkswagen Gol acabou recebendo 2% de citações entre os automóveis importados.

Segurança
Na hora de comprar um carro, o item que mais importa para o paulistano é a segurança. Entre os entrevistados, 67% afirmaram que esse aspecto é o mais importante.
Esse fator é enfatizado principalmente pelos paulistanos que têm renda familiar superior a 20 salários mínimos (76%), pelos que se dizem solteiros (71%) e pelos que são donos de modelos produzidos pela General Motors (76%).



Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.