São Paulo, domingo, 3 de janeiro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PESQUISA DATAFOLHA

Jipões seduzem mais o público feminino

da Reportagem Local

Para elas, jipões. Para eles, picapes. Essa foi outra tendência apontada pela pesquisa Datafolha. As mulheres são as que mais desejam um utilitário esportivo -16%, contra 13% entre os homens.
Entre os entrevistados que preferem os modelos com caçamba, os homens lideram (19% contra 13%). "Gosto muito de picapes, pois dá até para trabalhar com elas", diz Márcio Molina, 18, que é dono de uma picape Corsa.
A maioria dos paulistanos (53%) tem pelo menos um carro em casa, sendo que 7% deles não utilizam o veículo pessoalmente.
A maior parte (34%) possui apenas um automóvel em casa, enquanto outros 15% têm dois. Só 4% dos paulistanos têm três. A média de automóveis por domicílio é de 1,5 carro.
Um terço dos entrevistados que têm carro possui o veículo há pelo menos 24 meses -18% até um ano e 15% entre um e dois anos.
Entre os entrevistados, 17% afirmam trocar de carro após três anos de uso, 9% fazem a troca a cada dois anos e 6% dizem que mudam de veículo pelo menos uma vez por ano. A pesquisa revelou também que 7% dos paulistanos nunca trocaram de carro.
A Volkswagen é a marca mais utilizada pelas pessoas que moram em São Paulo. Declaram usar com maior frequência automóveis da marca 46%. Depois, aparecem modelos da Fiat (21%) e GM (19%). A Ford vem a seguir, com 13%. Só 2% utilizam carros de outras marcas.
A posse de veículos Fiat apresenta maiores taxas entre entrevistados com escolaridade superior (28%), maior poder aquisitivo (mais de 20 salários mínimos, seja individual ou familiar, com 26% e 28%), os que estão separados (23%) e assalariados com carteira assinada (20%).
A advogada Ana Carmo de Azevedo, 29, é um exemplo. Sócia de um escritório em Pinheiros (zona sudoeste de São Paulo), tem um Uno Mille. "Em casa, todos preferem o Gol. Meu sonho é um Golf."

Carro ideal
A maioria dos paulistanos tem como ideal um carro nacional (83%). Pouco mais da metade (55%) optaria por um modelo médio, como VW Golf ou Chevrolet Astra, por exemplo. Um modelo mais convencional, para passeio, é o ideal de 68% dos entrevistados.
O tamanho do porta-malas do carro ideal divide as opiniões. Para 46%, o melhor é um carro com porta-malas médio. Já 49% prefeririam um porta-malas grande. Só 5% citaram porta-malas pequeno.
Para 48% dos entrevistados, o carro ideal deve ter potência razoável. Um carro com muita potência foi citado por 39% dos paulistanos. Já 11% escolheram um "popular", com motor pouco potente.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.