São Paulo, domingo, 3 de janeiro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tradição compensa o desenho antiquado e a lentidão da Volks

HENRIQUE SKUJIS
da Reportagem Local

A preferência do consumidor pela Volkswagen e pelo Gol, detectada pela pesquisa Datafolha, causa uma grande surpresa.
Qualquer análise, mesmo que superficial, do mercado e dos produtos oferecidos pelas montadoras mostra a marca em defasagem em relação à concorrência.
A lentidão no lançamento de novos produtos, por exemplo, custou uma significativa perda de mercado nos últimos dois anos.
Ela foi a última montadora a oferecer a versão com quatro portas do seu carro pequeno (Gol) e da sua perua (Parati).
O Passat, um produto moderno, de ponta, chegou ao mercado somente no último bimestre do ano. Até então, a marca brigava no segmento dos sedãs médios com o velho Santana.

Confiabilidade
No quesito acabamento, as outras três grandes marcas nacionais (Fiat, Chevrolet e Ford) desbancam a Volks. O número de equipamentos de série à disposição em seus carros também é menor que o oferecido pelas concorrentes.
Além disso, o desenho -item discutível- dos principais produtos Volks não acompanha a evolução vista em outras marcas.
Apesar de tudo isso, para agravar a situação, os carros da Volkswagen custam mais caro.
Por outro lado, não faltam tradição e confiabilidade técnica à Volkswagen.
Na seção "Cartas", publicada semanalmente neste caderno, durante todo o ano passado, a Volkswagen, apesar de ser a marca mais vendida, foi a que menos recebeu reclamações do consumidor: foram 50, contra 51 da Chevrolet, 74 da Fiat e 78 da Ford.
Além disso, a Volkswagen conta com a maior rede de concessionárias do país. São aproximadamente 700 revendas.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.