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Tradição compensa o desenho antiquado e a lentidão da Volks
HENRIQUE SKUJIS
da Reportagem Local
A preferência do consumidor pela Volkswagen e pelo Gol, detectada pela pesquisa Datafolha, causa
uma grande surpresa.
Qualquer análise, mesmo que
superficial, do mercado e dos produtos oferecidos pelas montadoras mostra a marca em defasagem
em relação à concorrência.
A lentidão no lançamento de novos produtos, por exemplo, custou
uma significativa perda de mercado nos últimos dois anos.
Ela foi a última montadora a oferecer a versão com quatro portas
do seu carro pequeno (Gol) e da
sua perua (Parati).
O Passat, um produto moderno,
de ponta, chegou ao mercado somente no último bimestre do ano.
Até então, a marca brigava no segmento dos sedãs médios com o velho Santana.
Confiabilidade
No quesito acabamento, as outras três grandes marcas nacionais
(Fiat, Chevrolet e Ford) desbancam a Volks. O número de equipamentos de série à disposição em
seus carros também é menor que o
oferecido pelas concorrentes.
Além disso, o desenho -item
discutível- dos principais produtos Volks não acompanha a evolução vista em outras marcas.
Apesar de tudo isso, para agravar
a situação, os carros da Volkswagen custam mais caro.
Por outro lado, não faltam tradição e confiabilidade técnica à
Volkswagen.
Na seção "Cartas", publicada semanalmente neste caderno, durante todo o ano passado, a Volkswagen, apesar de ser a marca mais
vendida, foi a que menos recebeu
reclamações do consumidor: foram 50, contra 51 da Chevrolet, 74
da Fiat e 78 da Ford.
Além disso, a Volkswagen conta
com a maior rede de concessionárias do país. São aproximadamente 700 revendas.
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