São Paulo, domingo, 3 de janeiro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PESQUISA DATAFOLHA

Para psicólogo, medo dá vitória à Volks

Caio Esteves/Folha Imagem
A modelo Bianca Moretto, que acaba de completar 18 anos, no interior de um Gol, carro que pretende comprar neste início de ano


LUÍS PEREZ
da Reportagem Local

Uma onda cultural de medo generalizado. É dessa maneira que o doutor em psicologia Jacob Pinheiro Goldberg resume a preferência e o sonho do público pelo Volkswagen Gol.
"Volks e Gol são muito ligados à idéia de segurança. Mesmo na fantasia, o brasileiro está com muito medo de sonhar alto", afirma o psicólogo, que também é professor da University College London Medical School.
"Nesse quadro, existem vantagem e desvantagem. A vantagem é que uma eventual frustração se torna bem menor. Mas há também o risco de nos pautarmos por posições tímidas." Segundo ele, essa característica de sonhar baixo não é surpreendente. "Acho mais preocupante do que surpreendente."

Meu primeiro carro
A reportagem da Folha constatou que, entre os que completam 18 anos e têm condições de comprar um carro, a maioria procura um modelo pequeno.
É o caso da modelo Bianca Moretto, que fez 18 anos em novembro. "Não acho o Gol um carro ultrapassado. Não é caro, é supereconômico", afirma.
Sua opinião reflete a da maioria dos paulistanos entrevistados pelo Datafolha: "Carro importado ainda assusta. Mesmo que tivesse dinheiro, ia preferir um pequeno".
"Mas, se tivesse que ter um, ia querer um Galloper", declara, comprovando a preferência das mulheres por jipões.
Consumidora que pretende comprar seu primeiro carro, Bianca diz que precisa pensar não só no preço, mas nas despesas seguintes, como manutenção e seguro.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.