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Gastos superam o valor da parcela
Dono de um carro de R$ 30 mil desembolsa ao menos R$ 680 por mês para rodar com ele
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
As despesas com o carro
novo vão bem além das parcelas.
“A facilidade para comprar
e as ofertas levam as pessoas
a uma compra emocional”, afirma
Ricardo Rocha, professor
de finanças do Ibmec.
Quem financiar um veículo
de R$ 30mil em60 parcelas de
R$ 600 pagará ao menos outros
R$ 680 ao mês para mantê-lo,
segundo cálculos de Roberto
Vertameti, diretor e vice-presidente
de finanças da Anefac
(Associação Nacional dos Executivos
de Finanças, Administração
e Contabilidade).
De saída, para pagar o seguro,
o dono desembolsará cerca
de R$ 2.500, que pode ser dividido
em 12 parcelas de R$ 250
(comjuros incluídos).
Segundo Vertamenti, um
paulistano gasta mais R$ 280
mensais para rodar, em média,
3.000 quilômetros com álcool
(R$ 1,20 o litro), considerando
um consumo de 9 km/l.
Quem não tem estacionamento
no trabalho ou no condomínio
gasta de R$ 150 a R$
200 mensais como serviço.
Nos primeiros quatro meses
de cada ano, a conta aumentará
R$ 250 —e chegará a R$ 930
mensais—, destinados a pagar
as parcelas do IPVA (Imposto
sobre a Propriedade de Veículos Automotores).
Outras despesas devem ser
consideradas, como limpeza,
estacionamento de rua e de
shopping e documentação.
Manutenção
Periodicamente também entram
em cena os gastos com a
manutenção do carro. Um “popular”
deve trocar o óleo em
média a cada 5.000 quilômetros—
quase quatromeses. O litro
de óleo custa R$ 50, e cada
troca consomeaomenos três.
Segundo recomendação do
fabricante, filtros de óleo e de
combustível devem ser substituídos
com amesma periodicidade,
e cada um custa R$ 60.
Sem mencionar o desgaste de
peças do carro, o que começa a
ocorrer no segundo ano de uso.
César Samos, diretor do Sindirepa
(Sindicato da Indústria
de Reparação de Veículos e
Acessórios), põe na conta os
gastos com a primeira revisão.
Em um Gol 1.0, por exemplo,
ela deve ser feita a cada 15 mil
quilômetros —ou um ano. Na
primeira, gastam-se R$ 456 para
trocar o óleo do motor (R$
73), os filtros de óleo (R$ 11), de
ar (R$ 12) e de combustível
(R$ 13) e o microfiltro do ar condicionado
(R$ 41), além da
mão de obra (R$ 306). Na segunda
revisão, esse custo praticamente
dobra devido à substituição dos
itens de desgaste.
Feitos a cada 10 mil quilômetros,
alinhamento e balanceamento
custam, em média, R$
85. Economistas recomendam
ser mais racional e estimar todos
os gastos antes de fechar
negócio. “Calcular o comprometimento
da renda por um
período longo sem termargem
de segurança para imprevistos
pode fazer o sonho virar frustração”,
diz Marcel Solimeo,
superintendente da Associação
Comercial de SãoPaulo. (RM)
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