São Paulo, domingo, 03 de maio de 2009

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Gastos superam o valor da parcela

Dono de um carro de R$ 30 mil desembolsa ao menos R$ 680 por mês para rodar com ele

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

As despesas com o carro novo vão bem além das parcelas.
“A facilidade para comprar e as ofertas levam as pessoas a uma compra emocional”, afirma Ricardo Rocha, professor de finanças do Ibmec.
Quem financiar um veículo de R$ 30mil em60 parcelas de R$ 600 pagará ao menos outros R$ 680 ao mês para mantê-lo, segundo cálculos de Roberto Vertameti, diretor e vice-presidente de finanças da Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade).
De saída, para pagar o seguro, o dono desembolsará cerca de R$ 2.500, que pode ser dividido em 12 parcelas de R$ 250 (comjuros incluídos).
Segundo Vertamenti, um paulistano gasta mais R$ 280 mensais para rodar, em média, 3.000 quilômetros com álcool (R$ 1,20 o litro), considerando um consumo de 9 km/l.
Quem não tem estacionamento no trabalho ou no condomínio gasta de R$ 150 a R$ 200 mensais como serviço.
Nos primeiros quatro meses de cada ano, a conta aumentará R$ 250 —e chegará a R$ 930 mensais—, destinados a pagar as parcelas do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores).
Outras despesas devem ser consideradas, como limpeza, estacionamento de rua e de shopping e documentação.

Manutenção
Periodicamente também entram em cena os gastos com a manutenção do carro. Um “popular” deve trocar o óleo em média a cada 5.000 quilômetros— quase quatromeses. O litro de óleo custa R$ 50, e cada troca consomeaomenos três.
Segundo recomendação do fabricante, filtros de óleo e de combustível devem ser substituídos com amesma periodicidade, e cada um custa R$ 60.
Sem mencionar o desgaste de peças do carro, o que começa a ocorrer no segundo ano de uso.
César Samos, diretor do Sindirepa (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios), põe na conta os gastos com a primeira revisão.
Em um Gol 1.0, por exemplo, ela deve ser feita a cada 15 mil quilômetros —ou um ano. Na primeira, gastam-se R$ 456 para trocar o óleo do motor (R$ 73), os filtros de óleo (R$ 11), de ar (R$ 12) e de combustível (R$ 13) e o microfiltro do ar condicionado (R$ 41), além da mão de obra (R$ 306). Na segunda revisão, esse custo praticamente dobra devido à substituição dos itens de desgaste.
Feitos a cada 10 mil quilômetros, alinhamento e balanceamento custam, em média, R$ 85. Economistas recomendam ser mais racional e estimar todos os gastos antes de fechar negócio. “Calcular o comprometimento da renda por um período longo sem termargem de segurança para imprevistos pode fazer o sonho virar frustração”, diz Marcel Solimeo, superintendente da Associação Comercial de SãoPaulo. (RM)


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