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São Paulo, domingo, 03 de agosto de 2003

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LUXO

Ao preço de quase R$ 500 mil cada um, sedãs oferecem desempenho e tecnologia; BMW é mais barato e menos conservador

BMW e Audi dão show de R$ 1 milhão

Roberto Assunção/Folha Imagem
O design do Audi (à esq.) é mais conservador que o do BMW; os dois modelos usam rodas aro 19


JOSÉ AUGUSTO AMORIM
FREE-LANCE PARA A FOLHA

O menino Heitor, 11, aproximou-se e, após examinar bem o carro, começou a rir sozinho. O objeto de admiração do garoto era o reestilizado Audi A8, mas seu concorrente BMW 745i também foi feito para seu proprietário achar graça de tudo. Afinal, ambos têm a missão de agradar a quem paga quase R$ 500 mil por um automóvel.
Eles atacam por duas frentes. Conquistam pelos detalhes, como o fechamento elétrico do porta-malas do A8 ou os encostos de cabeça traseiros, que se ajustam automaticamente quando alguém se senta no 745i. Por outro lado, esses alemães têm motores potentes que animam os motoristas que gostam de andar rápido.
Nesses modelos, até abrir as portas é diferente. O A8 dispensa o uso tradicional da chave. Basta tê-la por perto que as portas se destravam. Um botão ao lado do câmbio lê a impressão digital do motorista, dá partida no motor e ajusta bancos e espelhos.
A BMW mudou o desenho tradicional da chave. O botão de destravamento acende luzes nas maçanetas, e não é preciso fechar as portas. Basta encostá-las que um sistema de sucção completa o serviço. A partida é acionada por um botão no painel.
No centro do painel, os dois veículos oferecem uma tela com funções de entretenimento -com direito a televisão-, computador de bordo e controle da altura da suspensão, por exemplo. No 745i, é possível, ainda, controlar a direção do vento do ar-condicionado.
Porém o MMI (Multi Media Interface), do A8, é muito mais fácil de usar que o iDrive. Além disso, pode ser em português, enquanto a BMW só disponibiliza em espanhol. No Audi, um botão faz a tela se esconder no painel. No BMW, ela não é retrátil, e o motorista pode apenas desligá-la.

Rapidez
Por fora, os designers da BMW foram mais criativos que os da Audi. Mas os engenheiros pensaram no mesmo ao fazer o motor 4.2 V8 (oito cilindros em "V") do A8 e o 4.4, também V8, do 745i.
Segundo o teste Folha-Mauá, os desempenhos são muito semelhantes. Para chegar a 100 km/h, quem estiver a bordo do BMW (333 cv e 46 kgfm) tem de esperar 6,92s; no Audi (335 cv e 43,9 kgfm), são 7,09s. A 180 km/h, eles chegam no mesmo tempo em que um "popular" alcança a metade: 20,71s (A8) e 20,87 (745i).
Os dois também apresentam bom fôlego nas ultrapassagens. A retomada de 40 a 80 km/h é feita em 4,38s com o modelo da BMW e 4,92s com o da Audi. As argolas também ficam atrás quando a retomada vai de 80 a 120 km/h, bem comum nas estradas: 6,64s contra 5,97s do BMW, cujo câmbio é uma alavanca atrás do volante.
Outra vantagem do 745i é a condução: o motor do A8 instiga o motorista a usar cada vez mais o pé direito, mas o volante é macio demais. Os volantes, por sinal, vão muito além de fazer o carro ir para a direita ou para a esquerda.


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