|
Próximo Texto | Índice
Torque alto da Hayabusa assusta pilotos iniciantes
Estável, moto da Suzuki tem mais potência e força que um carro 1.6; preço de R$ 61,2 mil inclui seguro
Henrique Manreza/ Folha Imagem
|
|
No punho direito, um botão permite escolher três faixas de potência, que pode atingir 197 cv
DA REPORTAGEM LOCAL
A Suzuki GSX-R 1300 Hayabusa é o terror das escolas de
pilotagem. Os instrutores a
apontam como grande responsável por algumas quedas dos
aprendizes. E não pense que a
culpa está no seu peso (220 kg)
ou na sua potência (197 cv).
O culpado é o torque (força).
Na pista, é preciso muita cautela para dosar os 15,8 kgfm em
baixos regimes -um Volkswagen Gol 1.6, por exemplo, tem
15,5 kgfm. É lá que mora o perigo, e é ele que a diferencia de
superesportivas como a "prima" Suzuki GSX-R 1000.
Resultado: na ânsia de sair
rapidamente da curva, o piloto
acelera demais com a moto inclinada e vai parar no chão. Lá
termina a festa dos que abusam
dos pneus traseiros de 190 mm.
Também não pense que a
Hayabusa é instável. Seu equilíbrio a 120 km/h impressiona
qualquer motociclista de fim de
semana. Lembra até os carros
alemães que se irritam quando
precisam andar devagar.
Mas é preciso "seduzir" essa
moto para que se deite com o
piloto nas curvas fechadas. Sua
grande distância entre-eixos
(1.480 mm), que dita em parte
sua morosidade, nunca cogitou
subir as serras sinuosas do Japão -o que dizer das do Brasil.
Dedo de criança
Tem dificuldade em raspar as
pedaleiras, mesmo com pinos
limítrofes do tamanho de um
mindinho de criança. Mas não
foi feita para isso. Desde 1999,
nasceu para andar em reta e ser
uma alternativa confortável às
esportivas masoquistas.
A posição de guiar é mais ereta, o semiguidom está mais elevado, a suspensão, mais macia,
e a bolha de ar frontal está longe de ser uma janelinha.
Protege de verdade o piloto
do vento. Muda até o ruído de
turbilhonamento quando o fluxo no "túnel" de vento encontra a ponta do capacete.
Por isso essa Suzuki é cara.
Custa R$ 61,2 mil, com seguro
total grátis por um ano. Sua
única rival, a BMW K 1200 S,
sai por R$ 76 mil. Mas, em época de crise, pense nas promoções da Yamaha, que liquida o
estoque da R1 por R$ 52 mil.
(FABIANO SEVERO)
A GSX-R 1300 Hayabusa foi cedida para
avaliação pela montadora
Próximo Texto: Ranking Folha-Mauá 2008 Índice
|