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Os melhores de 2008
Audi tem o carro mais rápido do ano; Chevrolet lidera com econômico e "beberrão"
JOSÉ AUGUSTO AMORIM
EDITOR-ASSISTENTE DE VEÍCULOS
O que você faria em 4,81s? O
Audi R8 chega aos 100 km/h.
Um litro de álcool é o suficiente
para um coma alcoólico? A
Chevrolet S10 não consegue
chegar ao posto mais próximo.
E aonde 34,3 m levam? O novo
Volkswagen Gol e o Peugeot
307 Sedan conseguem estacionar vindos de 80 km/h.
Os números acima mostram
que, de todos os veículos que
passaram pelo teste Folha-Mauá em 2008, o Audi R8 foi o
mais rápido e o mais seguro,
que o Mercedes-Benz C 63
AMG liderou em agilidade e
que o Fiat Mille -substituído
pela versão Economy em agosto- e o Chevrolet Classic foram os mais econômicos.
Já o "abacaxi" ficou com o
Volkswagen Voyage 1.0 (o mais
lento), o mesmo extinto Mille
(dono da pior retomada de 60
km/h a 120 km/h) e o Citroën
C3 XTR (reestilizado em 2008,
foi o pior em frenagem).
A Chevrolet comemora a
economia do sedã veterano e
chora o consumo exagerado da
também "idosa" S10. Que são
Pedro pare de fazer chover em
Santa Catarina, ajudando não
só a população mas a General
Motors também, que constrói
lá uma fábrica de motores.
O C 63 também não vai nada
bem quando o assunto é economia. Mas isso é o que menos
importa nesse sedã de US$
199,9 mil (R$ 467 mil, pela cotação de sexta-feira). O que ele
faz é provocar o sonho -a não
ser que você seja 1 dos 100 proprietários do sedã, e não 1 dos
266.553 que compraram um
Gol até novembro.
De qualquer forma, os extremos positivos do ranking são
ocupados por muitos "compráveis". Enquanto os freios com
ABS (antitravamento) continuam sendo opcionais, pagar
por eles é um bom negócio: o
Volkswagen Gol 1.6 e o Fiat Stilo foram, nas provas de frenagem, melhores que alguns modelos da Volvo e da BMW.
Vendas
Agora que os "populares"
voltaram a ter um grande incentivo fiscal -até 31 de março,
não pagam Imposto sobre Produtos Industrializados-, seu
lado econômico vai ser ainda
mais reforçado. Eles somam 11
dos 12 mais econômicos.
É uma pena que o Fit não tenha mantido o nível de consumo em sua nova geração. Com
motor 1.5, passou da 4ª colocação para a 20ª. Mas está bem à
frente do Civic, que se despede
de um surpreendente 2008:
chegou a ser o quarto carro
mais vendido no Brasil -o segundo para pessoa física.
E, quando você para para
pensar como será daqui a um
ano, vê que os superesportivos
continuarão fazendo a maioria
sonhar e que os 1.0 vão consumir pouco e andar menos ainda. A grande incógnita mesmo
será o impacto da crise -pelo
menos, a GM e a Chrysler veem
mais um ano nascer.
INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA
www.maua.br
0/xx/11/4239-3092
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