São Paulo, domingo, 04 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Os melhores de 2008

Audi tem o carro mais rápido do ano; Chevrolet lidera com econômico e "beberrão"

JOSÉ AUGUSTO AMORIM
EDITOR-ASSISTENTE DE VEÍCULOS

O que você faria em 4,81s? O Audi R8 chega aos 100 km/h. Um litro de álcool é o suficiente para um coma alcoólico? A Chevrolet S10 não consegue chegar ao posto mais próximo.
E aonde 34,3 m levam? O novo Volkswagen Gol e o Peugeot 307 Sedan conseguem estacionar vindos de 80 km/h.
Os números acima mostram que, de todos os veículos que passaram pelo teste Folha-Mauá em 2008, o Audi R8 foi o mais rápido e o mais seguro, que o Mercedes-Benz C 63 AMG liderou em agilidade e que o Fiat Mille -substituído pela versão Economy em agosto- e o Chevrolet Classic foram os mais econômicos.
Já o "abacaxi" ficou com o Volkswagen Voyage 1.0 (o mais lento), o mesmo extinto Mille (dono da pior retomada de 60 km/h a 120 km/h) e o Citroën C3 XTR (reestilizado em 2008, foi o pior em frenagem).
A Chevrolet comemora a economia do sedã veterano e chora o consumo exagerado da também "idosa" S10. Que são Pedro pare de fazer chover em Santa Catarina, ajudando não só a população mas a General Motors também, que constrói lá uma fábrica de motores.
O C 63 também não vai nada bem quando o assunto é economia. Mas isso é o que menos importa nesse sedã de US$ 199,9 mil (R$ 467 mil, pela cotação de sexta-feira). O que ele faz é provocar o sonho -a não ser que você seja 1 dos 100 proprietários do sedã, e não 1 dos 266.553 que compraram um Gol até novembro.
De qualquer forma, os extremos positivos do ranking são ocupados por muitos "compráveis". Enquanto os freios com ABS (antitravamento) continuam sendo opcionais, pagar por eles é um bom negócio: o Volkswagen Gol 1.6 e o Fiat Stilo foram, nas provas de frenagem, melhores que alguns modelos da Volvo e da BMW.

Vendas
Agora que os "populares" voltaram a ter um grande incentivo fiscal -até 31 de março, não pagam Imposto sobre Produtos Industrializados-, seu lado econômico vai ser ainda mais reforçado. Eles somam 11 dos 12 mais econômicos.
É uma pena que o Fit não tenha mantido o nível de consumo em sua nova geração. Com motor 1.5, passou da 4ª colocação para a 20ª. Mas está bem à frente do Civic, que se despede de um surpreendente 2008: chegou a ser o quarto carro mais vendido no Brasil -o segundo para pessoa física.
E, quando você para para pensar como será daqui a um ano, vê que os superesportivos continuarão fazendo a maioria sonhar e que os 1.0 vão consumir pouco e andar menos ainda. A grande incógnita mesmo será o impacto da crise -pelo menos, a GM e a Chrysler veem mais um ano nascer.

INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA
www.maua.br
0/xx/11/4239-3092



Texto Anterior: Ranking Folha-Mauá 2008
Próximo Texto: No carro, enjoo vem de sentidos confusos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.