São Paulo, domingo, 04 de fevereiro de 2007

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Ford se "esquece" da traseira do Fiesta em sua reestilização

1º modelo 2008 do ano tem frente e interior refeitos; aumento de preço do compacto vai de R$ 10 a R$ 670

DA REDAÇÃO

Henry Ford vislumbrou muitas coisas, inclusive que sua montadora deveria fazer um carro pequeno para a Europa.
O resultado foi o Fiesta, que ganhou uma variação brasileira em 2002. Agora, o centro sediado na Bahia ataca novamente -e o carro chega com novas linhas na dianteira e no interior. Já a traseira tem um retoque no hatch e é a mesma no sedã.
O desenho não segue mais a escola New Edge, ainda presente no Ka e no Focus. Agora ela se chama Kinetic e tem a intenção de fazer o carro estar em movimento mesmo parado.
Principal fator de compra do Fiesta, o design externo foi pensado para transmitir robustez. A grade e o símbolo da Ford estão maiores, e os faróis agora têm dois defletores. O pisca passou para a parte superior para melhorar a visibilidade dos outros motoristas.
O interior -antes bastante criticado por apresentar um acabamento ruim- ganhou um toque de sofisticação, vê a Ford.
Está mais escuro, e as versões mais caras contam com detalhes mais claros. Usados no europeu Mondeo e na americana F-150, os difusores foram projetados para soltar mais ar.
Segundo a montadora, os clientes pediram para os mostradores digitais de combustível e temperatura serem transformados em analógicos.
Mas o pé esquerdo continua sem apoio enquanto não está na embreagem. E, para um carro que pretende passar imagem de robustez, a buzina é fraca.
Na traseira do hatchback, figuram uma lanterna com lente translúcida e um pára-choque maior. A do sedã é exatamente a mesma -segundo Lucíola Almeida, gerente de produtos Fiesta e Ka, o três-volumes não exigia nenhuma alteração por ter sido lançado em 2004.

Manutenção
A Ford não alterou a parte mecânica do Fiesta. O motor 1.0 gera 71 cv (cavalos) com gasolina e 73 cv com álcool. O 1.6, capaz de levar o hatch a 100 km/h em 12,47s com gasolina, segundo o teste Folha-Mauá, entrega de 105 cv a 111 cv.
O consumidor também terá a sensação de o Fiesta estar mais econômico. Rodando 10,4 km com um litro de gasolina na cidade e 11,7 km com um litro de álcool na estrada, o novo Fiesta ganhou um tanque maior. A capacidade foi de 45 l para 54 l, o que, de acordo com a Ford, aumentou a autonomia em 20%.
O preço também se mantém quase inalterado. A versão de entrada do hatch, de R$ 29.990, está R$ 670 mais cara. A opção 1.6 parte de R$ 34.090, ou R$ 10 a mais que o Fiesta anterior. Para o sedã, os valores das versões básicas vão de R$ 31.880 (1.0) a R$ 36.020 (1.6).
A maior novidade mercadológica é que o Fiesta já faz parte da linha 2008. Como o carro mudou muito, explica Almeida, ser 2008 dá segurança ao cliente de que ele comprou um carro novo. (JOSÉ AUGUSTO AMORIM)


O carro foi cedido para teste pela montadora

INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA
www.maua.com.br
0/xx/11/4239-3092



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