São Paulo, domingo, 04 de abril de 2004

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CARTAS

Scénic sem documento
"Comprei uma Scénic 99/2000, em dezembro do ano passado, na concessionária Itavema. No dia da entrega, percebi que ela estava sem os tapetes e exigi um jogo, que veio sujo e rasgado. O código do CD estava desativado. O carro veio ainda sem chave de reserva, e, até hoje, não consegui passar a documentação para o meu nome, pois falta um documento por parte do vendedor."
James Ferreira (São José dos Campos, SP)

Resposta - A Renault diz que o serviço de atendimento a clientes contatou a concessionária para que o cliente receba o quanto antes uma chave codificada e um novo jogo de tapetes. Segundo a montadora, as pendências de documentação terão a mesma prioridade.
 

Falta de peça para o Golf
""Tenho um Golf Generation 2003 que apresentou defeito de fábrica no coletor de transmissão. Levei o carro à autorizada Acaraí, onde ele está há mais de um mês. A concessionária alega falta de peças de reposição."
Carlos André Campos Panzarini (São Roque, SP)

Resposta - A Volkswagen diz que consultou o gerente de serviços da Acaraí e soube que o carro foi devolvido no dia 10 de março.
 

Quebra da correia da Parati
"No dia 2 de fevereiro, trafegava com a minha Parati Turbo 16V, e, de repente, o carro perdeu velocidade. A minha sorte foi que não havia movimento na pista da direita. Na oficina, constataram defeito na correia dentada. Liguei para a VW e solicitei uma extensão de garantia. Disseram que eu não tinha direito por não ter feito a inspeção de um ano. Ao verificar o manual, li que a correia é trocada com 60 mil quilômetros, e o meu carro está com 22 mil quilômetros."
Ronaldo Farias da Silva (Campinas, SP)

Resposta - A Volkswagen esclarece que é condição primordial para efetivação da garantia que todas manutenções e regulagens, bem como a troca de peças, tenham sido executadas por oficinas autorizadas. A montadora comenta que, de acordo com o que foi exposto pelo próprio cliente, essa exigência não foi observada. Além disso, o prazo da garantia contratual de fábrica já expirou há sete meses.
 

Scénic batido na autorizada
"Levei minha Scénic 2002, à revenda Valevel porque o carro apresentava alto consumo de combustível e problema na partida. Mas, quando ele foi devolvido, a bateria estava pifada, e os cabos, queimados. Liguei para a Renault e fui orientado a levar o carro à Destac France. Um dia depois, o veículo foi devolvido com uma batida na traseira. A montadora, mais uma vez garantiu que o carro seria consertado, mas, depois de alguns dias, um funcionário da fábrica disse que o serviço não havia sido autorizado."
Benedito Carlos da Silva (São José dos Campos, SP)

Resposta - A Renault disse que entrou em contato com a concessionária envolvida e soube que a intervenção realizada no veículo naquela ocasião foi feita com a aprovação do cliente, excluindo nesse caso os outros itens reclamados.
Segundo a Renault, as avarias no veículo, mencionadas pelo cliente, já existiam e eram de seu conhecimento, conforme documento assinado pelo leitor.

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