São Paulo, domingo, 04 de junho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CONVERSÍVEL
Fábrica alemã traz ao Brasil versão Roadster, estrela de "Missão Impossível 2", já equipada com aerofólio traseiro
Audi faz "recall opcional" de TT Coupé

DO ENVIADO ESPECIAL A FORTALEZA

A Audi alemã determinou que a Audi Senna, que representa a marca no Brasil, realizasse uma espécie de "recall opcional" nos modelos TT já vendidos no país.
Essa visita às revendas deve ser feita para reforçar os amortecedores dianteiros e instalar o aerofólio traseiro, que agora equipa de fábrica tanto a versão Coupé quanto a Roadster -conversível de dois lugares derivado do cupê-, lançada na última semana.
A empresa exibe laudos técnicos feitos na Alemanha, segundo os quais não há erros de projeto ou problemas de material ou montagem. Mas, segundo ela, é melhor prevenir, sobretudo em um país onde a Audi tem fábrica.
Entre as inúmeras cenas de ação do filme "Missão Impossível 2", previsto para estrear no Brasil no dia 23, há uma em que o protagonista, Tom Cruise, dirige um Audi TT Roadster, que a fábrica alemã está lançando no Brasil.
Em uma batalha com um Porsche Boxster, seu concorrente na vida real, o TT levaria a melhor. Executivos alemães da Audi comentam, à boca pequena, que poderia ter iniciado na Porsche uma campanha difamatória, segundo a qual o TT Coupé é inseguro.

Sem limite
"Campanhas" à parte, o fato é que ocorreram cinco graves acidentes com os modelos TT em estradas alemãs, onde há trechos sem limite de velocidade.
As circunstâncias em que ocorreram esses acidentes, a mais de 220 km/h, sugerem falta de familiaridade com modelos esportivos. Avaliado pela Folha no autódromo de Fortaleza (CE), o conversível se mostrou ainda mais arisco do que o cupê.
Com a pista molhada por uma chuva intermitente, a reportagem tratou de simular situações-limite, como desvios bruscos de obstáculo, e de imperícia, como frenagens repentinas em curvas.
O resultado foram rodadas e "escapadas" nem sempre controláveis -várias vezes o TT Roadster ameaçou sair da pista. Outros participantes do test-drive foram parar na grama.
"Não é uma tarefa fácil para alguém que não seja acostumado a dirigir modelos como esse", afirma Jaroslav Sussland, diretor de vendas da Audi Senna.
Há em circulação cerca de 50 mil TT no mundo -40 foram comercializados no Brasil, em 1999. Entre os concorrentes do novo Audi TT Roadster, estão, além do Porsche Boxster, o Mercedes SLK e o BMW Z3. (LUÍS PEREZ)


Luís Perez viajou a convite da Audi Senna


Texto Anterior: Exclusivo: Palio atual terá só mais um ano de vida
Próximo Texto: Tecnologia e preço impedem A2 de vir ao país
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.