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Anabolizante popular
Com acessórios de R$ 42 a R$ 2.750, Celta anda mais que Mille, mais robusto com novo kit
DA REPORTAGEM LOCAL
O Chevrolet Celta nasceu em
2000 para ser o carro mais barato do país. Nunca conseguiu,
mas inaugurou uma tendência
hoje comum entre as montadoras: oferecer acessórios. O Fiat
Mille, que preserva quase o
mesmo desenho desde 1984,
entra numa onda semelhante
para parecer mais "forte".
Com 36 acessórios para o
Celta -vendidos separadamente-, as revendas da Chevrolet oferecem, por exemplo,
toca-CDs e MP3 (R$ 790) e kit
aerodinâmico (spoilers dianteiro e traseiro, saias laterais e
aerofólio) por R$ 2.130. As rodas de 14 polegadas, com pneus
maiores, saem por R$ 2.750.
Com tudo o que tem direito,
incluindo os opcionais instalados na fábrica, o preço da versão Super pula de R$ 28.090
para R$ 46.437. O preço de um
Astra Advantage 2.0 Flexpower, de 121 cv (cavalos), é de
R$ 45.990, R$ 447 mais barato
que o Celta "anabolizado".
Ainda que venda 43 itens em
suas lojas, incluindo direção hidráulica, a estratégia da Fiat é
diferente com o Mille. Sua novidade é o kit Way, instalado na
própria linha de montagem.
Ele custa R$ 700 e engloba suspensão 44 mm mais alta que a
comum, pneus 175/70/R13 e
moldura preta no pára-lama.
O objetivo da fábrica, na verdade, é roubar o espaço que o
Volkswagen Fusca ainda ocupa
no interior do Brasil. Para a
Fiat, o Mille Way é "versátil para o seu grande público, que geralmente o conduz por diferentes tipos de via, principalmente
as não pavimentadas".
Assim como o Celta, o Mille
pode ficar mais caro que um
"irmão" maior e mais potente.
Seu valor pode bater em
R$ 38.138, enquanto uma Idea
ELX 1.4, com até 81 cv, custa
R$ 39.990, ou R$ 1.852 a mais.
E os dois "populares" ajudam
o proprietário que quer uma
dose de "anabolizante": eles são
econômicos. Com álcool no
tanque, o Mille faz a média de
11,5 km/l na cidade, contra 10,2
km/l registrados pelo Celta. Já
com gasolina e na rodovia, os
valores sobem para, respectivamente, 18,4 km/l e 15,8 km/l.
(GERSON CAMPOS)
Os carros foram cedidos para teste pelas montadoras
Instituto Mauá de Tecnologia
0/xx/11/4239-3092
www.maua.br
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