São Paulo, domingo, 04 de junho de 2006

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Anabolizante popular

Com acessórios de R$ 42 a R$ 2.750, Celta anda mais que Mille, mais robusto com novo kit

DA REPORTAGEM LOCAL

O Chevrolet Celta nasceu em 2000 para ser o carro mais barato do país. Nunca conseguiu, mas inaugurou uma tendência hoje comum entre as montadoras: oferecer acessórios. O Fiat Mille, que preserva quase o mesmo desenho desde 1984, entra numa onda semelhante para parecer mais "forte".
Com 36 acessórios para o Celta -vendidos separadamente-, as revendas da Chevrolet oferecem, por exemplo, toca-CDs e MP3 (R$ 790) e kit aerodinâmico (spoilers dianteiro e traseiro, saias laterais e aerofólio) por R$ 2.130. As rodas de 14 polegadas, com pneus maiores, saem por R$ 2.750.
Com tudo o que tem direito, incluindo os opcionais instalados na fábrica, o preço da versão Super pula de R$ 28.090 para R$ 46.437. O preço de um Astra Advantage 2.0 Flexpower, de 121 cv (cavalos), é de R$ 45.990, R$ 447 mais barato que o Celta "anabolizado".
Ainda que venda 43 itens em suas lojas, incluindo direção hidráulica, a estratégia da Fiat é diferente com o Mille. Sua novidade é o kit Way, instalado na própria linha de montagem. Ele custa R$ 700 e engloba suspensão 44 mm mais alta que a comum, pneus 175/70/R13 e moldura preta no pára-lama.
O objetivo da fábrica, na verdade, é roubar o espaço que o Volkswagen Fusca ainda ocupa no interior do Brasil. Para a Fiat, o Mille Way é "versátil para o seu grande público, que geralmente o conduz por diferentes tipos de via, principalmente as não pavimentadas".
Assim como o Celta, o Mille pode ficar mais caro que um "irmão" maior e mais potente. Seu valor pode bater em R$ 38.138, enquanto uma Idea ELX 1.4, com até 81 cv, custa R$ 39.990, ou R$ 1.852 a mais.
E os dois "populares" ajudam o proprietário que quer uma dose de "anabolizante": eles são econômicos. Com álcool no tanque, o Mille faz a média de 11,5 km/l na cidade, contra 10,2 km/l registrados pelo Celta. Já com gasolina e na rodovia, os valores sobem para, respectivamente, 18,4 km/l e 15,8 km/l.
(GERSON CAMPOS)

Os carros foram cedidos para teste pelas montadoras
Instituto Mauá de Tecnologia 0/xx/11/4239-3092 www.maua.br


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