|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Pela metade do preço de um Ferrari, Corvette Z06 gera 512 cv
Superesportivo, que vai a 100 km/h em menos de 4s, não será importado
DO ENVIADO ESPECIAL A INDAIATUBA
Charada: aperte um botão
para começar a ouvir o som do
motor de 512 cv (cavalos). Que
carro é esse? Errou quem respondeu qualquer um dos modelos da Ferrari. A resposta
certa é Chevrolet Corvette Z06.
Ele é o carro mais potente já
feito pela General Motors -em
sua apresentação, no Salão de
Detroit de 2005, a fábrica chegou a distribuir protetores auriculares à imprensa. Segundo
a fábrica, ele atinge 100 km/h
em menos de quatro segundos
e ultrapassa os 305 km/h.
Desenvolvido junto com o
Corvette de corridas, o Z06 é
equipado com um motor 7.0 V8
(oito cilindros em "V") construído manualmente. Além da
potência exagerada, alcançada
a 6.200 rpm, o torque (força)
também é alto. São 65,7 kgfm a
4.800 rpm, ou o que oferecem
sete Volkswagen Gol 1.0 juntos.
Equipado com câmbio manual de seis marchas, esse Corvette especial é construído com
alumínio, magnésio e fibra de
carbono. O resultado é que ele
pesa só 1.420 kg, menos que
um Mercedes-Benz E 350.
Se não bastassem todos esses
números, o motorista não se
esquece da esportividade do
cupê por um outro fator. As informações do painel são projetadas -e visíveis, independentemente de quão forte o sol esteja- no pára-brisa. O velocímetro é digital, e uma barra vai
crescendo conforme vai subindo a rotação do motor.
Sonho
Ainda que alguns importadores independentes ofereçam o
Corvette Z06 no Brasil, a General Motors não tem nenhuma
intenção de vendê-lo oficialmente aqui, pois teria de preparar todas as autorizadas para
oferecer manutenção e ter peças em estoque. Nos Estados
Unidos, ele é uma pechincha:
custa US$ 65.690 (R$ 150 mil).
Além de ser mais barato que
os concorrentes da Ferrari e da
Lamborghini, o Chevrolet vende bem por ter o apelo de ser, ao
lado do Ford Mustang, um ícone da indústria americana.
Em relação à sexta geração
do Corvette -oferecida por alguns por R$ 320 mil-, o Z06
traz algumas diferenças, como
as rodas com dez raios e os pára-lamas traseiros mais largos
que cobrem os pneus. Os bancos de couro são em duas tonalidades. Tudo com o logotipo da
versão "nervosa" do cupê.
(JOSÉ AUGUSTO AMORIM)
O carro foi cedido para avaliação pela fábrica
Texto Anterior: 159 substitui 156 com mais esportividade Próximo Texto: Esportivo é achado após 37 anos Índice
|