São Paulo, domingo, 04 de agosto de 2002

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LANÇAMENTO

Modelo da VW, com 79 cv, traz ar-condicionado e direção eletridráulica de série, mas custa quase R$ 27 mil

Caro, Polo "popular" se mantém equipado

DO ENVIADO ESPECIAL A FLORIANÓPOLIS

Três meses após lançar o Polo com motorizações 1.6 e 2.0, a Volkswagen coloca no mercado o Polo 16V, sua versão "popular". Equipado com motor de 79 cv (cavalos), é o 1.0 de 16 válvulas aspirado mais potente do mercado.
A nova versão estará nas revendas brasileiras em 2 de setembro e manterá o nível de equipamentos dos "irmãos" mais velhos. Terá, de série, direção eletridráulica, ar-condicionado, limpador do vidro traseiro, regulagem de altura do volante, antena no teto, aerofólio e rodas aro 14.
Além disso, o acabamento interno é praticamente idêntico ao das versões mais potentes. Bancos e portas são revestidos em tecido, e o console tem porta-objetos e porta-copos.
Entre os opcionais, figuram bancos de couro, vidros elétricos, alarme eletrônico, freios ABS (antitravamento), rodas de liga leve, toca-CDs e airbag (bolsa de ar que infla em batidas). Sob encomenda, pode-se comprar o veículo sem ar-condicionado.
É claro que tanto benefício tem seu custo. O nível de acabamento mais simples custará R$ 26.610. O preço do Polo 1.0 topo de linha será R$ 28.811, R$ 469 mais barato que a versão 1.6 básica. Há, ainda, outras duas opções intermediárias: 16V Plus (R$ 27.250) e Comfortline (R$ 28.469).
Assim, ele se torna o mais caro do segmento. O Fiat Palio custa R$ 19.085; o Peugeot 206, R$ 19.850; o Renault Clio, R$ 19.690; o Gol, R$ 21.689. Mesmo assim, a expectativa é vender 20 mil unidades até dezembro.

Desempenho
O motor do Polo é o mesmo do Gol Power -só que este tem 76 cv. O ganho de potência do novo modelo é resultado do duto de saída de ar mais longo, do uso de plástico no lugar de metal e de mudanças no comando de válvulas. Também é diferente a posição do propulsor: no Gol é longitudinal, e no Polo, transversal.
Na cidade, o Polo 16V demonstrou força para sair com facilidade e para encarar subidas íngremes -seu torque é de 9,7 kgmf.
Segundo a montadora, o Polo 16V acelera de 0 a 100 km/h em 13,5 segundos e atinge uma velocidade máxima de 168 km/h. Já o consumo medido pela Volkswagen fica em 13,6 km/l na cidade. Na estrada, a média é de 17,7 km/l.
O gerente de planejamento e marketing da VW, Paulo Sérgio Kakinoff, diz que o lançamento do Polo 1.0 é parte da estratégia de vendas para o modelo no país (leia-se aumentar o volume de vendas). "Além disso, recebemos diversos pedidos de consumidores por uma versão "popular"."


Aladim Lopes Gonçalves viajou a convite da Volkswagen do Brasil


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