São Paulo, domingo, 04 de agosto de 2002

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"POPULAR"

Carro ficou 36 kg mais pesado

Freio e consumo são os trunfos do novo Celta

JOSÉ AUGUSTO AMORIM
FREE-LANCE PARA A FOLHA

A linha 2003 do Chevrolet Celta traz duas novidades: um motor 1.0 de 70 cv (cavalos) -antes tinha 60 cv- e a opção de quatro portas. As duas, no dia-a-dia, não chegam a empolgar quem compra um dos carros brasileiros mais baratos.
Em 2000, a versão duas portas com o antigo motor passou pelo teste Folha-Mauá e acelerou de 0 a 100 km/h em 15,83 segundos. Dois anos depois, o Celta quatro portas -36 kg mais pesado- atingiu tal velocidade em 15,95s.
A única melhora de desempenho da nova versão é quando parte da imobilidade até os 60 km/h. Marca 5,76s, contra 6,02s.
Nas retomadas, o novo propulsor -batizado de VHC e "herdado" do Corsa- mostra um desempenho ligeiramente superior. O tempo para ir de 40 a 100 km/h caiu de 21,14s para 20,67s. De 80 para 120 km/h, o novo Celta precisa de 16,52s. Antes, eram 17,66s.
Mas a principal vantagem da linha 2003 é verificada no tanque de combustível. Na cidade, a média de consumo é de 12,90 km/l -anteriormente, rodava 12,59 quilômetros com um litro de gasolina. Na estrada, a evolução foi ainda maior: o consumo passou de 14,88 km/l para 17,80 km/l.
A frenagem também melhorou. A 60 km/h, o Celta precisa de 25 metros para parar -antes, eram necessários 28,1 m. Quando está a 80 km/h, a marca atual é de 42 m -era de 43,9 m.

Banco rebatível
As portas traseiras nem sempre são tão práticas quanto podem parecer. Abri-las é uma tarefa complicada. Por fora, não há como usar a chave. Internamente, o trinco é liberado pela própria maçaneta. A solução é comprar travas elétricas, um dos 45 itens de personalização, cujos preços variam entre as concessionárias.
Até parece que a General Motors previa o "problema" e manteve os bancos dianteiros rebatíveis. No entanto comenta-se que a razão verdadeira seria o fornecedor, que não precisou investir nada para criar um novo assento.
O Celta é um dos "populares modernos" mais baratos à venda no Brasil. Na revenda, a versão quatro portas sai por R$ 17.290. É mais caro que o Fiat Palio Fire (R$ 16.053), custa quase a mesma quantia que o Ford Fiesta Street (R$ 17.435) e é mais barato que o Volkswagen Gol (R$ 18.589).
Se comprado pela internet, o novo Chevrolet vale R$ 15.990. A versão duas portas é, obviamente, mais barata: custa R$ 14.870, se comprada pelo computador, e R$ 16.170 nas lojas.
Na linha 2003, o modelo ganhou a versão Super. Por R$ 1.066 a mais, o consumidor leva pára-choques pintados na cor do veículo, conta-giros, protetor de cárter, desembaçador elétrico e volante de três raios. O ar-condicionado custa R$ 2.425 quando adquirido isoladamente.



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