São Paulo, domingo, 04 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Solado de couro atenua choques de inverno

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Com o tempo frio e seco, é comum levar choques ao sair do veículo. Mas motorista e passageiros não devem se preocupar: eles não causam perigo nenhum. "A corrente elétrica é muito baixa", explica Cláudio Furukawa, físico da USP (Universidade de São Paulo).
Na verdade, só há choque porque a pessoa e o carro estão carregados. No frio, a primeira conserva a eletricidade devido ao uso de roupas de materiais isolantes, como lã. Já a baixa umidade relativa do ar impede a dissipação de energia -tanto do carro quanto da pessoa, que nem transpira.
Para evitar os "choquinhos", o ideal seria molhar o carro ou tirar o sapato antes de sair dele. Como não são opções práticas, dê preferência aos calçados com solado de couro -a borracha impede que a energia passe para o solo.
Uma corrente presa ao carro, como nos caminhões-tanque, é sinônimo de que não haverá energia acumulada. Também procure encostar na lataria por meio de um metal, que pode ser a própria chave do carro. "Assim, há uma melhor distribuição da eletricidade no corpo, e a sensação não é tão incômoda", diz Furukawa.
Outra opção é o chaveiro antiestático, da Auto Art Design. Feito em alumínio e com formato que imita um amortecedor, acende uma luz enquanto descarrega a eletricidade. Custa R$ 38. (JAA)

Auto Art Design: 0800-410553



Texto Anterior: Ficha técnica: Chevrolet Celta
Próximo Texto: Cartas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.