|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
DE VOLTA PARA O FUTURO
Galaxy e Maverick trazem à memória veículos que a Ford produzia nos anos 70
Onda retrô chega ao nome dos carros
do enviado especial
A onda retrô, presente até aqui
em detalhes estéticos, chegou
aos nomes dos carros. Quem
tem mais de 30 anos dificilmente
passa pelo estande da Ford sem
sentir uma ponta de saudade.
A marca apresenta a Ford Galaxy -não é um sedã, mas uma
minivan- e o novo Maverick,
um utilitário esportivo com sistema de tração nas quatro rodas.
Sinal dos tempos.
Com um motor 2.8 V6 de 204
cv (cavalos), a Galaxy traz ousadia, a começar pelo painel de
instrumentos. É um dos primeiros carros que oferecerá a possibilidade de incorporar um sistema multimídia como opcional.
Já o Maverick, que começa a
ser vendido no final deste ano, é
baseado em uma plataforma desenvolvida com a Mazda. Haverá duas motorizações: 2.0, de
quatro cilindros em linha e 120
cv, e 3.0 V6 e 203 cv.
Enquanto lembra o passado, a
Ford aposta no futuro, reformulando a dianteira de sua gama,
incluindo Fiesta, Mondeo e Focus. Algumas versões desses
modelos trazem uma grade
frontal agora prateada, lembrando um ralador de queijo.
Arroba
Mas futuro mesmo se mostra
na nova Galaxy. Batizada de galaxy@first, a minivan traz telefone com reconhecimento de voz,
sistema de navegação por satélite, aviso de socorro e uma plataforma de informática.
A Bugatti é outra que apostou
na nostalgia: mostrou o imenso
Royale Modelo 41, de 1932, com
motor de 12.763 cc (centímetros
cúbicos) de cilindrada, que alcança potência de 300 cv.
Ainda no capítulo homenagens, os orientais não brincaram
em serviço. Tido como um modelo asiático "dos mais perfeccionistas", o Kia Rio (sim, menção à cidade brasileira) chega
nas carrocerias sedã e hatchback
e motores 1.3 e 1.5, que desenvolvem no mínimo 84 cv.
Outro Kia que faz sucesso na
Suíça é a Carens, uma minivan
para até seis pessoas, sobre um
motor 1.8 16V, de 110 cv. Como
grande apelo, o consumo: a marca promete autonomia de 600
km com um tanque de 55 litros.
Mas o grande colírio para os
olhos é o conceito Toyota Yaris
conversível. Enquanto o Brasil
discute se vai ou não fabricá-lo
com motor 1.0, a Suíça já o mostra pronto para o verão.
(LPz)
Texto Anterior: Exposição já começa no lado de fora Próximo Texto: Enchente: Revenda inundada reparte prejuízos Índice
|