São Paulo, domingo, 05 de março de 2000


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DE VOLTA PARA O FUTURO
Galaxy e Maverick trazem à memória veículos que a Ford produzia nos anos 70
Onda retrô chega ao nome dos carros

do enviado especial

A onda retrô, presente até aqui em detalhes estéticos, chegou aos nomes dos carros. Quem tem mais de 30 anos dificilmente passa pelo estande da Ford sem sentir uma ponta de saudade.
A marca apresenta a Ford Galaxy -não é um sedã, mas uma minivan- e o novo Maverick, um utilitário esportivo com sistema de tração nas quatro rodas. Sinal dos tempos.
Com um motor 2.8 V6 de 204 cv (cavalos), a Galaxy traz ousadia, a começar pelo painel de instrumentos. É um dos primeiros carros que oferecerá a possibilidade de incorporar um sistema multimídia como opcional.
Já o Maverick, que começa a ser vendido no final deste ano, é baseado em uma plataforma desenvolvida com a Mazda. Haverá duas motorizações: 2.0, de quatro cilindros em linha e 120 cv, e 3.0 V6 e 203 cv.
Enquanto lembra o passado, a Ford aposta no futuro, reformulando a dianteira de sua gama, incluindo Fiesta, Mondeo e Focus. Algumas versões desses modelos trazem uma grade frontal agora prateada, lembrando um ralador de queijo.

Arroba
Mas futuro mesmo se mostra na nova Galaxy. Batizada de galaxy@first, a minivan traz telefone com reconhecimento de voz, sistema de navegação por satélite, aviso de socorro e uma plataforma de informática.
A Bugatti é outra que apostou na nostalgia: mostrou o imenso Royale Modelo 41, de 1932, com motor de 12.763 cc (centímetros cúbicos) de cilindrada, que alcança potência de 300 cv.
Ainda no capítulo homenagens, os orientais não brincaram em serviço. Tido como um modelo asiático "dos mais perfeccionistas", o Kia Rio (sim, menção à cidade brasileira) chega nas carrocerias sedã e hatchback e motores 1.3 e 1.5, que desenvolvem no mínimo 84 cv.
Outro Kia que faz sucesso na Suíça é a Carens, uma minivan para até seis pessoas, sobre um motor 1.8 16V, de 110 cv. Como grande apelo, o consumo: a marca promete autonomia de 600 km com um tanque de 55 litros.
Mas o grande colírio para os olhos é o conceito Toyota Yaris conversível. Enquanto o Brasil discute se vai ou não fabricá-lo com motor 1.0, a Suíça já o mostra pronto para o verão. (LPz)


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