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ENCHENTE
Projeto 5 dá desconto para compensar perda
Revenda inundada reparte prejuízos
da Reportagem Local
Imagine a cena: você leva o carro para fazer uma simples revisão
numa concessionária na segunda-feira de manhã e à noite vê pela televisão seu automóvel boiando no pátio da revenda. Depois do
desespero, logo vem a pergunta:
quem vai arcar com os prejuízos?
"A revenda não pode se isentar
da responsabilidade com o consumidor. É indiscutível a obrigação dela", afirma Sonia Cristina
Amaro, assistente de direção do
Procon-SP (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor).
Na enchente que atingiu a concessionária Fiat Projeto 5 (antiga
Jarumby) -o córrego Morro do
S, na Vila Andrade, zona sudoeste, transbordou, e cerca de 300
veículos foram atingidos pela
cheia-, existem dois procedimentos, segundo o Código de Defesa do Consumidor.
Se o carro foi deixado na concessionária para fazer uma revisão, por exemplo, ela deve entrar
em contato com o consumidor e
comunicar que fará os devidos reparos ou arcará com os custos, caso o cliente queira que o serviço
seja feito em outro local.
No caso de veículos zero-quilômetro ou usados que já estavam
vendidos, mas ainda não haviam
sido entregues, a revenda tem de
dar outro carro.
"A empresa não pode repassar
um carro que ficou cheio de água
para o consumidor, porque as
qualidades estética e mecânica,
mesmo com todos os reparos, ficam comprometidas", diz Sonia.
Na prática
Depois de começar a colocar a
casa em ordem, a Projeto 5 está
aos poucos resolvendo o problema dos clientes que tiveram seus
carros danificados -pelo menos
em alguns casos.
"Os carros novos serão trocados
por outros exatamente iguais,
sem ônus para o cliente", afirma o
gerente de vendas da Projeto 5,
Eliude Caparroz de Oliveira.
Já os usados que haviam sido
vendidos no feirão do fim-de-semana passado, por exemplo, terão um tratamento diferente.
"Uma equipe da seguradora da
empresa vai analisar carro por
carro. Se for possível, o veículo será recuperado e ficará como novo.
Caso não seja, a Projeto 5 vai recomprar o carro pelo preço que o
cliente pagou", explica Oliveira.
Seguro próprio
Mas a situação é um pouco mais
complicada para os donos dos
carros que estavam na oficina da
Projeto 5 no dia do temporal.
Segundo Oliveira, o seguro da
revenda não cobre os veículos que
estavam em serviço. "Vamos recuperar os que tiverem condições, mas, em caso de perda total,
o cliente terá de acionar seu próprio seguro", diz ele.
Para casos de perda total, a franquia não é paga, mas o cliente perde esse seguro -trata-se de um
sinistro (no caso, enchente) que a
seguradora está indenizando.
E, ao fazer outra apólice para o
carro novo, o cliente perde também o bônus, que pode ser de 5%
ou 10%, dependendo do tempo de
renovação. Mesmo sendo um valor relativamente baixo, vai sair
do bolso do cliente.
Para tentar compensar esse prejuízo, a Projeto 5 vai dar descontos -que chegam a 17% em alguns modelos- para os carros
novos e usados. "Vamos vender
os veículos a preço de custo para
esses clientes que "perderam" seus
carros", afirma Oliveira.
Vale lembrar que, se o seguro
do carro não estiver quitado, é
preciso acabar de pagá-lo para
que a seguradora arque com os
gastos. Aí, a briga passa a ser entre
a seguradora e a revenda.
Vítima
O administrador Sérgio Leomil,
51, levou seu Fiat Uno 99 à revenda Projeto 5 para um pequeno
trabalho de funilaria e iria buscar
o carro na terça-feira.
"A decepção foi enorme na hora
que vi o noticiário em casa à noite", lembra. "O carro já devia ter
ficado pronto, mas a concessionária atrasou a entrega."
Sem saber ao certo como proceder, Sérgio resolveu acionar seu
próprio seguro para fazer perícia.
"A minha preocupação é que, se
não for dado perda total, meu carro nunca mais será o mesmo. Ele
ficou cheio de água", diz.
"O certo seria eu ter um carro
igual ao que eu tinha, com os mesmos acessórios, sem nenhum custo, mas isso será difícil de acontecer. Isso sem contar com o transtorno e o tempo perdido."
(GLENDA PEREIRA)
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