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peças & acessórios
"Velozes e Furiosos 4" revive duelo de carros
Filme explora paixão do ator Vin Diesel por veículos antigos, enquanto Paul Walker prefere os japoneses
DA REPORTAGEM LOCAL
Podem falar qualquer coisa
de "Velozes e Furiosos" (2001),
mas o filme foi um dos responsáveis pela disseminação do
"tuning" no mundo.
Até então os EUA dominavam o mercado de personalização e mostravam dois tipos de
"tuning" diferentes: os carros
japoneses ostentavam turbos,
kits aerodinâmicos e pinturas
coloridas, enquanto os "muscle
cars" (carros americanos possantes) ganhavam pinturas foscas e compressores mecânicos
para apimentar os motores V8
(oito cilindros em "V").
É a eterna briga de quem é
mais eficiente: a tecnologia ou a
força bruta. Sempre entremeados por corridas ilegais de rua
em Los Angeles, o berço da personalização dos EUA.
No primeiro filme, o assaltante Dom Toretto (Vin Diesel)
é fã declarado dos "muscle
cars" e precisa duelar contra o
agente infiltrado do FBI Brian
O'Conner (Paul Walker), adepto dos carros japoneses.
Quem brilhou, porém, foram
seus esportivos, em especial,
um Toyota Supra Turbo laranja
e um Dodge Charger R/T 1970.
O papel dos carros ficou tão
importante que acabou apagando os personagens nas continuações "+Velozes+Furiosos"
(2003) e "Velozes e Furiosos:
Desafio em Tóquio" (2006).
Agora os produtores da série
revivem a dupla Vin Diesel e
Paul Walker em "Velozes e Furiosos 4" (2009), que estreou
nos cinemas anteontem.
O Charger de Toretto, destruído no final do primeiro filme, aparece reformado. O original detonado foi parar nos estúdios da Universal Pictures,
com os outros carros da série.
Dublês
Com isso, a produção teve de
criar sete Charger para as cenas
de perseguição de rua, sem contar os dois Chevrolet Chevelle
SS, que o personagem de Diesel
usa no começo do filme, passado na república Dominicana.
De volta a Los Angeles, Toretto reencontra o agente
O'Conner, que volta às corridas
de rua para prender um traficante de drogas. Na lista de
3.000 carros ilegais apreendidos pela polícia, ele escolhe um
Nissan Skyline R34 1998, que,
como os outros, termina destruído, após perseguições de fazer inveja a qualquer cena de
"Bullitt" (1968).
(FABIANO SEVERO)
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