São Paulo, domingo, 05 de maio de 2002

Próximo Texto | Índice

LANÇAMENTO

Testado pela Folha, o "compacto premium" da Ford custa a partir de R$ 18.990; há versão 1.0 de 95 cavalos

Novo Fiesta aposta em preço e compressor

Fernando Moraes/Folha Imagem
FILHOTE DE FOCUS O Fiesta, equipado com motores 1.0 (de 66 cv e de 95 cv) e 1.6 (de 98 cv), é testado na pista da Ford em Tatuí (SP); estilo "new edge" de faróis grandes, grade inferior em formato de trapézio e vidro amplo dá ao modelo aparência do médio Focus em miniatura

LUÍS PEREZ
ENVIADO ESPECIAL A TATUÍ (SP)

Fim de mistério, tríade completa. Depois do Chevrolet Corsa e do Volkswagen Polo, é a vez da Ford desvendar o mistério do projeto Amazon e lançar seu novo Fiesta, o terceiro "compacto premium" a chegar em três meses.
A cartada da Ford foi desenvolver um compressor a fim de arrancar mais potência de um motor 1.0. Batizada de Supercharger, a versão vem com 95 cv (cavalos) e se destaca por ser ágil e estável.
Outro trunfo da montadora é o preço, que começa em R$ 18.990 (1.0 de 66 cv, por ter aspiração natural). O 1.0 Supercharger (95 cv) sai por R$ 22.990, e o 1.6 (98 cv), por R$ 24.990. Tem o preço mais competitivo da categoria.
Testado pela Folha e pelo IMT (Instituto Mauá de Tecnologia) no campo de provas da Ford em Tatuí (a 137 km de São Paulo), o Fiesta 1.0 Supercharger exibiu desempenho próximo ao de um automóvel 1.6 -foi de 0 a 100 km/h em 13,55 segundos.
Vale lembrar que as medições fogem dos padrões do IMT, que costuma realizá-las ao nível do mar para otimizar o rendimento. Os três motores pertencem à consagrada família Zetec RoCam.
Por dentro, a ergonomia e o acesso fácil aos comandos são outros destaques. Foram pensados detalhes como porta-objetos nas portas e uma alavanca de câmbio mais elevada, por exemplo.
Comparado ao atual -que recebe de vez o "sobrenome" Street-, o novo é 80 mm mais comprido e 67 mm mais largo.
Em espaço para bagagem, o Fiesta -cujo projeto foi desenvolvido paralelamente ao europeu- também sai na frente: são 305 litros no porta-malas, contra 260 l do Corsa e 270 l do Polo. Ele só chega às lojas no final do mês.



Próximo Texto: Ficha técnica: Novo Ford Fiesta 1.0 Supercharger
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.