São Paulo, domingo, 05 de junho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Fabricantes preparam novos 'populares'

Segmento de entrada mudará totalmente até 2014; Nissan March chega em outubro

Chegou a hora de pensar pequeno. Depois de renovar os sedãs médios, os fabricantes trabalham no desenvolvimento de hatches compactos cujos preços iniciais ficarão por volta de R$ 30 mil.
Até 2014, as grandes marcas terão novas opções no segmento dos "populares".
A Nissan vem primeiro, com o mexicano March. A estreia será em outubro, e a versão de entrada terá o motor 1.0 16v Hi-Flex da Renault.
Fiat e VW preparam os sucessores de Mille e Gol G4 em projetos globais, com versões diversas.
O desenho do modelo da marca italiana é segredo, mas o compacto do fabricante alemão já tem sua referência: o conceito Up, mostrado na Europa em 2007.
Se italianos e alemães ainda não revelaram as linhas de seus novos compactos, os japoneses não tem mais o que esconder. A Toyota lançou o Etios na Índia, carro que será produzido na nova fábrica de Sorocaba (99 km a oeste de São Paulo) a partir de 2012, nas versões hatch e sedã.
A Honda escolheu a Tailândia para começar sua história no segmento. O Brio foi lançado por lá em março e a produção no Brasil começa no segundo semestre de 2012.
A Hyundai já deu grandes passos no desenvolvimento do compacto HB - algumas unidades já foram flagradas em testes e cada vez com menos camuflagem. O hatch será produzido na fábrica de Piracicaba (160 km a noroeste de São Paulo), em construção, e seu lançamento está previsto para 2012.
A Peugeot trabalha na elaboração de um compacto de entrada e por isso o grupo PSA trouxe algumas unidades do Toyota Aygo para testes em Porto Real (RJ).
O carro, projetado em parceria com os franceses e fabricado na República Tcheca desde 2005, tem dois irmãos gêmeos: o Peugeot 107 e o Citroën C1. O desafio é transformar em "flex" seu eficiente motor 1.0 usado na Europa, com três cilindros e 68 cv.
Os americanos também buscam seu espaço. A Chevrolet quer colocar o Ônix nas ruas em 2012. Já a Ford prepara uma nova geração do Ka, prevista para 2014.


Texto Anterior: Carro deve custar até 10% do valor da casa própria, diz economista
Próximo Texto: Dia dos namorados
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.