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São Paulo, domingo, 05 de outubro de 2003

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CARTAS

Peça contaminada na S10
"Com 28 mil quilômetros e menos de dois anos de uso, minha S10 teve o disco de embreagem danificado. A concessionária Autus me disse que foi contaminação por água e se recusou a fazer o conserto em garantia. Pela troca da peça, tive de pagar R$ 722, e a autorizada afirmou que as prováveis causas foram poças d'água ou lavagem por baixo do carro. Discordei. A GM se recusou a cumprir a garantia e a fornecer um laudo do ocorrido. Mandei e-mails, mas só recebi telefonemas dizendo que nada poderia ser feito."
Ronaldo Resende da Silva (Uberlândia, MG)

Resposta - A General Motors disse que o caso foi solucionado satisfatoriamente para o cliente, apesar de a análise técnica da embreagem ter constatado um dano provocado por agente externo. Segundo a montadora, mesmo assim, foi autorizada em cortesia a troca da embreagem.

Custo das pastilhas do Astra
"Meu Astra 2000 está com 22 mil quilômetros. Preventivamente, fui comprar pastilhas de freio dianteiro, mesmo antes de verificar seu estado. Só o componente custa R$ 203. Na mesma autorizada, o conjunto de pastilhas de um Monza sai por R$ 33."
Enio Baldi (São Paulo, SP)

Resposta - A General Motors afirma que há a disponibilidade de três tipos de pastilhas recomendadas pela fábrica, todas com a marca ACDelco, e que inexiste tabela de preço sugerido de fábrica para a rede de concessionárias Chevrolet.

Peças do Siena descascadas
"Adquiri um Siena Fire 16V 2001 e achei muito estranho o fato de o volante estar descascado, assim como a manopla de câmbio, pois o carro está com 40 mil quilômetros. Estive no setor de peças de uma autorizada, e o atendente me disse que o problema era de ácido úrico, mas acredito que seja uma falha do material usado nos componentes."
Eduardo Nunes (São Paulo, SP)

Resposta - A Fiat diz que o veículo foi reparado pela concessionária Da Vinci e restituído ao cliente no dia 12 de setembro. A montadora afirma ainda que, no dia 23 de setembro, contatou o cliente, que confirmou o reparo feito em seu veículo.

Problemas legais com a Fiat
"Ao tentar vender meu Alfa Romeo 164, fui surpreendido com a impossibilidade de transferência do carro para o novo proprietário por erro na numeração do motor e por uma solicitação de laudo da Fiat. No dia 14 de julho, compareci com o novo proprietário à concessionária Barigui, que preparou o processo para a realização da carta. Paguei o exigido, mas até hoje não fui atendido. Liguei diversas vezes ao atendimento a clientes da montadora solicitando informações, e nada de positivo me é informado. Em uma das ligações, um dos atendentes me aconselhou a procurar um advogado se estivesse com muita pressa. Estou querendo comprar uma Palio Weekend, mas não posso, pois estou sendo ameaçado pelo comprador do 164."
Celso André Esteves (Itajaí, SC)

Resposta - A Fiat afirma que concluiu o atendimento no dia 10 de setembro, quando foi enviada a documentação necessária para a regularização do veículo do cliente.

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