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Mudanças do S40 vão muito além de piscas nos retrovisores
DA REDAÇÃO
O Volvo S40 2007 ganhou repetidores de piscas nos retrovisores. Mas sua mudança mais
importante é o motor 2.4 de
140 cv (cavalos), que torna o
modelo a opção mais barata da
montadora no Brasil. Ele custa
R$ 129 mil, quase R$ 20 mil a
menos que a versão de 170 cv. É
R$ 46.750 mais em conta que a
opção turbinada, de 220 cv.
Segundo o teste Folha-Mauá, o sedã acelera de 0 a 100
km/h em 11,33s. Com o motor
mais potente da gama, sua perua, a V50, exigiu 7,76s quando
testada em 2004 -e ela é 22 kg
mais pesada. Nas retomadas, a
diferença também é clara: são
15,47s para ir de 80 a 140 km/h,
ante 10,17s apontados à V50.
Se a diferença financeira é
clara na concessionária, ela
passa quase despercebida na
hora de abastecer. O S40 percorre, em média, 8,1 km/l na cidade -ou 900 m a mais que a
V50. Em trecho rodoviário, a
diferença diminui para 700 m:
13,7 km/l contra 13,0 km/l.
Pagar menos, porém, não
significa levar menos. Segundo
a Volvo, o nível de equipamentos de todos os S40 é o mesmo.
Isso quer dizer que há câmbio
automático com trocas manuais, bancos de couro (com
ajuste manual) e sistema de
som com quatro alto-falantes.
A segurança surge na forma
de STC (controle de estabilidade e tração), EBA (assistência à
frenagem de emergência) e
EBD (distribuição da força de
frenagem). Ou seja, o S40 precisa de 12,2 m para parar quando o motorista está a 40 km/h.
(JOSÉ AUGUSTO AMORIM)
O carro foi cedido para teste pela montadora
INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA
www.maua.br
0/xx/11/4239-3092
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