São Paulo, domingo, 05 de novembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mudanças do S40 vão muito além de piscas nos retrovisores

DA REDAÇÃO

O Volvo S40 2007 ganhou repetidores de piscas nos retrovisores. Mas sua mudança mais importante é o motor 2.4 de 140 cv (cavalos), que torna o modelo a opção mais barata da montadora no Brasil. Ele custa R$ 129 mil, quase R$ 20 mil a menos que a versão de 170 cv. É R$ 46.750 mais em conta que a opção turbinada, de 220 cv.
Segundo o teste Folha-Mauá, o sedã acelera de 0 a 100 km/h em 11,33s. Com o motor mais potente da gama, sua perua, a V50, exigiu 7,76s quando testada em 2004 -e ela é 22 kg mais pesada. Nas retomadas, a diferença também é clara: são 15,47s para ir de 80 a 140 km/h, ante 10,17s apontados à V50.
Se a diferença financeira é clara na concessionária, ela passa quase despercebida na hora de abastecer. O S40 percorre, em média, 8,1 km/l na cidade -ou 900 m a mais que a V50. Em trecho rodoviário, a diferença diminui para 700 m: 13,7 km/l contra 13,0 km/l.
Pagar menos, porém, não significa levar menos. Segundo a Volvo, o nível de equipamentos de todos os S40 é o mesmo. Isso quer dizer que há câmbio automático com trocas manuais, bancos de couro (com ajuste manual) e sistema de som com quatro alto-falantes.
A segurança surge na forma de STC (controle de estabilidade e tração), EBA (assistência à frenagem de emergência) e EBD (distribuição da força de frenagem). Ou seja, o S40 precisa de 12,2 m para parar quando o motorista está a 40 km/h.
(JOSÉ AUGUSTO AMORIM)

O carro foi cedido para teste pela montadora

INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA
www.maua.br
0/xx/11/4239-3092



Texto Anterior: Por R$ 195 mil, A4 ganha versão intermediária com motor do A3
Próximo Texto: Cartas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.