São Paulo, domingo, 05 de dezembro de 2010

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Atrás do prejuízo

GM deixou a Fiat Strada disparar na liderança ; com a Montana, quer tirar a diferença , junto com a novata Peugeot Hoggar

João Brito/Folhapress
Hoggar (à dir.) tema maior caçamba e parachoque comdentadura; Montana é imponente

RICARDO RIBEIRO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A Fiat reina no segmento de picapes. A cada mês, vende 12 mil unidades da Strada, uma das peça-chaves para a montadora manter a liderança geral no Brasil.
Para tentar desbancar a líder, aparecem a novata Hoggar, primeira picape leve da Peugeot, e a veterana Montana (GM), agora renovada sobre a plataforma do Agile.
O desafio não é fácil. A Hoggar enfrentou dificuldades na criação porque era preciso explicar aos franceses que aqui existe o segmento de picapes compactas.
A engenharia, pelo menos, acertou a mão. O modelo tem boa dirigibilidade e consegue ser utilitário sem perder o conforto de carro.
Outra vantagem é ter a maior caçamba da categoria: 1.151 litros. Mesmo assim, emplaca só 500 unidades por mês, um terço do planejado.
A Strada é mais dura, para aguentar o trabalho, mas sacode demais os ocupantes.
Já a Saveiro tem dirigibilidade de carro, que pode ser mole demais para os picapeiros mais ortodoxos.
Depois da reestilização, as vendas da Saveiro dobraram (5.000 unidades por mês), mas ainda estão distantes das da Strada.
Já a Chevrolet aposta na "cara enorme" do Agile para recuperar a Montana. O conjunto da dianteira ficou mais proporcional na picape.
A traseira da GM é mais controversa que o para-choque com dentadura da Hoggar Escapade. Culpa da GM ou não, foram vendidas só 2.000 Montana em outubro.

PREÇOS
O motor da Chevrolet é o menor entre as rivais e sofre um pouco mais, como mostra o teste Folha-Mauá.
A Hoggar aventureira, com o motor 1.6 (até 110 cv), sai por R$ 43,5 mil, com ar-condicionado e direção hidráulica. É o mesmo valor da Montana Sport 1.4 (até 102 cv), que tem faróis automáticos, freios ABS e airbag.
A Saveiro oferece melhor custo-benefício. O motor 1.6 (até 104 cv) é lento em retomadas, mas o modelo fica em R$ 38.610, com ar, direção e vidros e travas elétricos.
A Strada, na versão Adventure, é completa e tem o melhor desempenho com o motor 1.8 (até 114 cv). A Fiat, porém, salga no preço e pede R$ 48 mil. A Trekking, 1.4 (até 81 cv) parte de R$ 37 mil.

As montadoras cederam as picapes para teste

INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA
www.maua.br 0/xx/11/4239-3092


Próximo Texto: Parque da Ferrari foca em F-1, e não em carros
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.