São Paulo, domingo, 06 de março de 2011

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

FOCO

Conceito, "Kombi" ressuscita com iPad no lugar do rádio

DO ENVIADO A GENEBRA

Como não há uma grande montadora suíça, todas as outras precisam mostrar serviço (ou protótipo) para aparecer no pavilhão Palexpo. Quem atraiu os holofotes foi a VW. E não foi tão difícil.
Bastou dar vida a uma Kombi modernosa para levantar discussões sobre o futuro da perua -no Brasil, ela sairá de cena antes de 2014, ano em que será obrigatório equipar carros zero com freios ABS e airbag duplo.
Até a pintura saia-e-blusa dos anos 50 está na Bulli (apelido da primeira Kombi na Alemanha), mas sem a grade em "V" da original.
Por dentro, um interior versátil e (quem diria) sofisticado. No lugar do rádio, há um iPad. No lugar do motor a combustão, um elétrico. A princípio, o projeto feito por estudantes será a base de uma minivan urbana da VW.
Falando em carro urbano, o trio bacaninha (Mini, smart e Fiat 500) também ganhou versões só para apreciar. Em comum, buscam ficar menores, mais ágeis e econômicos.
O Mini Rocketman tem 3,30 m (o Cooper tem 3,69 m) e dupla articulação nas portas, para melhorar a entrada e a saída dos três ocupantes.
O smart speedster e o Fiat 500 Coupé Zagato não querem levar três pessoas com conforto, mas duas com esportividade -o Fiat traz até a famosa bolha dupla dos projetos de Zagato dos anos 50.
Enquanto o 500 usa o novo motor MultiAir 0.85 bicilíndrico turbo (105 cv), o smart aposta em motor 100% elétrico de 41 cv. Quem sabe o futuro não está no passado?(FS)


Texto Anterior: Ferrari agora quer ser carro de família
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.