São Paulo, domingo, 06 de junho de 2010

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Desempenho eletrizante

Folha testa com exclusividade o Tesla Roadster Sport, primeiro esportivo elétrico e rival do futuro Audi e-tron

Fotos Divulgação
Audi e-tron tem quatro motores elétricos, gera 313 cv de potência e será lançado em 2012

RICARDO RIBEIRO
ENVIADO ESPECIAL A PALO ALTO (EUA)

Na rua quase deserta, uma placa no mato indica a entrada. O clima é daquelas garagens onde gênios inventam Windows e iPhones. É a sede da Tesla, na Califórnia, ponto de partida para um teste exclusivo da Folha.
Volante e posição de guiar são de carro de F-1. Mas, ao girar a chave, o silêncio assusta. Dá até para ouvir pedrinhas batendo nas caixas de roda ao rolar dos pneus Yokohama de alta performance da nova versão Sport.
O Tesla Roadster, único esportivo totalmente elétrico fabricado em série, usa a plataforma do Lotus Elise. O centro de gravidade baixo e a suspensão independente dão aderência de kart e fazem o carro colar na pista.
O motor de 375 V entrega 215 kW de potência (288 cv) e torque de 40,8 kgfm já na primeira triscada.
A resposta do acelerador impressiona. O motorista é empurrado contra o banco de fibra de carbono. Em segundos, os outros veículos viram borrões indistintos.
Segundo a Tesla, o Roadster Sport atinge 100 km/h em 3,7s. A adrenalina sobe quando se percebe que o elétrico anda como Ferrari, apesar de limitado a 200 km/h.
Sem ronco, porém. Apenas com o ruído agudo do vento cortando a carroceria.
O motor é alimentado por uma bateria de íons de lítio, como as de notebooks, mas com 6.831 células -as de computadores têm 12. Ou seja, zero de poluição.
A Tesla promete autonomia de 390 km. Após duas horas do teste, o computador indica consumo de 30 kWh.
A recarga, que é feita em tomada comum, pode levar 36 horas. Adaptadores a reduzem para menos de quatro horas, mas chegam a custar US$ 1.950 (R$ 3.560).
De acordo com a marca, a vida útil da bateria é de sete anos ou de até 161 mil km.

R$ 700 MIL
No interior, o couro e um amontoado de botões metálicos se misturam, lembrando o De Lorean do filme "De Volta para o Futuro".
Há tantas funções no computador instalado no console que só o excêntrico "Dr. Brown" poderia decifrá-lo.
No Tesla Sport, é possível configurar amortecedores e barras estabilizadoras da suspensão. Ela não sofre com os 450 kg da bateria. O alumínio na carroceria ajuda o carro a ficar com só 1.238 kg.
Pesado mesmo é o preço: US$ 128,5 mil (R$ 234,5 mil). A Tesla não abrirá loja no Brasil, mas vende pelo site (www.teslamotors.com). Com impostos e frete, chegaria aqui por R$ 700 mil.

A Tesla cedeu o carro para avaliação


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