São Paulo, domingo, 06 de julho de 2008

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peças & acessórios

Som de "populares" esquece subgraves

Teste feito com exclusividade para Folha aponta Mille com melhor sistema de som original; Celta é o pior

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Veículos "premium" prometem tecnologia de série. Com bons equipamentos, mesmo que nem sempre bem regulados ou bem posicionados, a qualidade de som costuma agradar a quem pagou caro.
Compradores de carros "populares" também gostam de boa música. Mas, depois do que ouvem dentro do carro, acabam em oficinas especializadas. E o "upgrade" no sistema finda a economia inicial.
A pedido da Folha, o engenheiro do Senai William Santiago avaliou os sistemas de som de cinco "populares" no laboratório de sua oficina, a Stereo One. Todos os rádios foram analisados com as equalizações desabilitadas para não interferir no resultado, e o Fiat Mille, apesar de ser o mais barato dos modelos analisados, foi o que se saiu melhor.
Uma faixa de teste foi executada em cada veículo e gravada por um RTA (em inglês, analisador em tempo real). Comparadas com uma curva acústica ideal, cada desvio causa perda de pontos -o máximo é 40.
"Todos os sistemas testados apresentam problemas na faixa subgrave, que podem ser resolvidos com um "subwoofer". Para melhorar a resposta dos agudos e minimizar problemas da faixa média, indicamos a instalação de alto-falantes coaxiais e um par de "tweeters'", recomenda o engenheiro.

Ranking
A curva do Mille "segurou" 30 pontos. Agudos não são problema para ele, mas foram identificados desvios de pequena intensidade, o maior na faixa subgrave (de 20 Hz a 60 Hz). Um "subwoofer" de 400 W, suficiente para veículos pequenos, tem preço entre R$ 250 e R$ 450. Modelos de 1.400 W podem passar de R$ 800.
Em segundo lugar, o Renault Clio marcou 28 pontos. Pequenos desvios foram registrados na faixa subgrave, mas o maior, de 9 dB, é na faixa aguda (de 16 kHz a 20 kHz). Pode ser sentido por um som "opaco".
Melhorar o som, nesse caso, custa até R$ 80 (valor do par de "tweeters"). Já um kit com dois alto-falantes coaxiais custa entre R$ 150 e R$ 500.
Com cinco desvios, o Ford Ka teve 27 pontos. Além dos agudos, há defeitos na emissão de médios (de 201 Hz a 3.500 Hz) e subgraves -o que acaba prejudicando o timbre correto de alguns instrumentos e vozes.
O novo Volkswagen Gol empatou com o Ka com problemas nas faixas média e média-grave (de 61 Hz a 200 Hz). Nesse caso, não há "energia" para instrumentos de percussão.
O Chevrolet Celta teve o pior desempenho: 26 pontos. Seu som apresentou seis desvios em diversas faixas. Os maiores, porém, apareceram na faixa média, de até 9 dB. Defeitos nessa faixa deixam o som anasalado e sem articulação.
(RICARDO RIBEIRO)

"LOUDNESS" AJUSTA DEFICIÊNCIA DE FÁBRICA
Ajustar corretamente o som faz diferença. O "loudness" amplia a intensidade do sistema nas faixas médias e graves, onde há mais deficiência nos "populares"


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