São Paulo, domingo, 06 de agosto de 2006

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Sem olhar para trás

Estudo com 55 carros mostra que hatches compactos e monovolumes oferecem a visão traseira mais ampla

DA REDAÇÃO

Todo motorista já sofreu ao manobrar: algum ponto fica sem ser visto. Isso pode significar desde um raspão até o atropelamento de uma criança. Um estudo do Cesvi Brasil com 55 carros mostra que a chance de algo assim acontecer é menor com os Fiat Mille e Palio, o Renault Clio e o Peugeot 206.
Os hatches foram os mais bem colocados, pois sua estrutura é mais próxima do chão. As minivans, diferentes dos hatches só por serem mais altas, também foram bem. A Renault Scénic foi a quinta colocada no ranking geral, antes do Chevrolet Corsa e do Volkswagen Golf.
Se oferecem espaço no porta-malas, os sedãs não apresentam visibilidade. O Ford Fusion foi o último colocado, e o Chevrolet Vectra tem a quarta pior visibilidade entre os modelos pesquisados. Acessórios como o "brake light" -que ajuda a prevenir acidentes do lado de fora-, dependendo de onde estão instalados, também podem ser prejudiciais à visão.
Outra categoria que não foi muito bem foi a das picapes, mas é curioso notar que as compactas são piores que as médias. A caçamba da Chevrolet Montana impede a visão de 34 m2, enquanto a da Ford Ranger encobre 14,4 m2. De acordo com o Cesvi, a "culpa" é da suspensão traseira, mais elevada nas menores. De um modo geral, as picapes médias deixam o motorista na mesma altura que a parte traseira.
Mas, como sempre, há exceções. A Fiat Strada apresenta uma área não visível de 12,8 m2, 10 m2 a menos que a Toyota Hilux. Ter a caçamba fechada também pode ser vantajoso. A Chevrolet S10 encobre 24 m2, enquanto o Blazer impede que o motorista veja 13 m2.

Outro lado
Segundo a Volkswagen, o CrossFox obedece às normas brasileiras de segurança, tendo sido homologado pelos órgãos competentes. A montadora lembra que o modelo é vendido, principalmente, pelo design fora-de-estrada. A área não visível do CrossFox é de 35,9 m2, contra 13,9 m2 do Ford Eco- Sport, cujo estepe também fica dependurado do lado de fora.
A Chevrolet igualmente diz cumprir a legislação sobre visibilidade. Procurada pela Folha, a Ford afirmou que não poderia se pronunciar sem saber exatamente como havia sido feito o teste do Cesvi Brasil.
Segundo o órgão, foi simulada uma área de 15 m de comprimento por 2 m de largura a partir do último ponto do veículo (pára-choque ou estepe preso na tampa do porta-malas). Colocou-se, então, um obstáculo de 65 cm de altura (equivalente à altura média de uma criança de dois anos). A visibilidade era identificada quando o motorista conseguia ver o topo do objeto pelo retrovisor interno.


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