São Paulo, domingo, 06 de novembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Novo Palio chega às lojas nesta semana

Após 16 anos de mercado, compacto da Fiat recebe nova plataforma e muda por completo; preço parte de R$ 30.990

Sonho do fabricante italiano é conseguir tirar do Volkswagen Gol a liderança em vendas no Brasil

FELIPE NÓBREGA
DE SÃO PAULO

O novo Palio chega para promover uma reviravolta no mercado. Ao menos, esse é o sonho da Fiat.
A segunda geração do modelo evoluiu principalmente no quesito espaço interno, com a adoção de uma carroceria maior. O novo compacto incorpora diversos itens de conforto e segurança incomuns ao segmento, como o controle de cruzeiro e os airbags laterais (opcionais).
A missão maior do carro é roubar vendas do Gol -que está há 24 anos na liderança- e abrir caminho para que um Fiat, pela primeira vez, encabece o ranking anual de vendas no Brasil.
O Uno, atual vice-líder com 20.849 emplacamentos em outubro, vendeu apenas 1.110 unidades a menos que o hatch da VW no mês.

PEÇA FUNDAMENTAL
Contudo, a Fiat já é líder em vendas totais (soma de todos os modelos da marca) do mercado de automóveis e comerciais leves, com 22,2% de participação. A VW vem em segundo lugar, com 20,5%.
O novo Palio é peça fundamental na estratégia da marca. Ele tenta atrair os olhares de consumidores emergentes ávidos por espaço e sofisticação. O visual, apesar de não revolucionar em nenhum aspecto, impõe respeito.
Na dianteira, os faróis ovalados e a grande entrada de ar no para-choque lembram o Punto. Na traseira, o destaque vai para as lanternas elevadas, estilo também adotado pelo Renault Sandero. Mas é na lateral que o carro assume sua personalidade esportiva, com um vinco que a percorre e contorna as maçanetas e uma cintura elevada.
Por dentro, o compacto da Fiat traz bancos dianteiros envolventes e quadro de instrumentos iluminado por LEDs que saúda o motorista: ao dar a partida, os ponteiros do velocímetro e do conta-giros percorrem rapidamente os mostradores, como nos carros da Audi e da Chevrolet.


Texto Anterior: Lancer Ralliart oferece alto desempenho e versatilidade
Próximo Texto: Motorização permanece sem alterações
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.