São Paulo, domingo, 06 de novembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Cobalt entra na briga dos compactos espaçosos

Por R$ 39.890, novo sedã Chevrolet traz espaço interno como diferencial

O espaço na cabine, de acordo com a montadora, é superior ao de concorrentes como o VW Voyage

DO ENVIADO A INDAIATUBA (SP)

Nos últimos dois anos, pouco se viu no segmento dos sedãs compactos no Brasil. Agora, em menos de um mês, duas novidades prometem romper o marasmo da categoria. Depois de a Nissan apresentar o Versa, a Chevrolet, em seu plano de renovação da linha, lança o Cobalt.
O carro apresenta um amplo espaço interno. O vão para as pernas no banco traseiro perde apenas para o do Versa, mas oferece conforto a ocupantes de quase 1,80 m.
O porta-malas leva 563 litros de bagagem. O volume da cabine, de acordo com a montadora, é superior ao de concorrentes (VW Voyage e Fiat Siena, por exemplo) e ao de sedãs maiores da marca, como o extinto Vectra.
O tamanho cobra seu preço. No teste realizado no campo de provas da Chevrolet, o motor 1.4 (até 102 cv) sofreu um pouco em retomadas e subidas. E com o carro vazio.
A posição de guiar, mais alinhada e alta do que a de outros modelos da marca, agrada. A suspensão mantém o conforto sem afetar a dirigibilidade. Um eficiente isolamento acústico filtra ruídos do motor em altas rotações.
O câmbio manual de cinco marchas é superior ao encontrado no hatch Agile, com relações mais curtas e engates suaves e precisos.
O design não é antiquado, nem revolucionário. Segundo a marca, consumidores do segmento escolheram um desenho mais clássico nas pesquisas. As linhas e os vincos convivem em harmonia, ainda que a dianteira traga as mesmas desproporções incômodas do Agile.
O ambiente da cabine e o painel foram bem desenhados, mas o Cobalt peca pelos plásticos pobres do acabamento interno. Detalhes cromados ou com veludo não disfarçam algumas peças frágeis e mal encaixadas.
A modernidade fica por conta do quadro de instrumentos, que mistura contagiros analógico e velocímetro digital, como no Sonic.

1.8 AUTOMÁTICO
O Cobalt parte de R$ 39.980 na versão de entrada (LS), que inclui ar-condicionado, direção hidráulica, travas elétricas e rodas de aço aro 15".
Com os mesmos equipamentos, os rivais Voyage e Fiesta Rocam chegam a cerca de R$ 39 mil, mas com motor 1.0. O Fiat Siena, por sua vez, será reestilizado para 2012 -e vai crescer.
O Versa fica na mesma faixa de preço, mas tem a seu favor os airbags frontais de série. No Cobalt, eles aparecem a partir da versão LT, que também tem freios ABS e detalhes cromados, entre outros itens, por R$ 43.780.
O Cobalt LTZ, topo da linha, custa R$ 45.980 e vem com sistema de som, rodas de liga leve e faróis de neblina. Mas faltam piloto automático e sensor de faróis.
O modelo chega às revendas em cerca de duas semanas. A Chevolet espera vender 3.500 unidades por mês, sendo 90% nas versões mais completas.
No segundo trimestre de 2012, o Cobalt ganhará opção de motor 1.8 com câmbio automático de seis velocidades.

A Chevrolet cedeu o Cobalt para avaliação


Texto Anterior: Motorização permanece sem alterações
Próximo Texto: Sem embreagem: Agile deverá ter versão automática
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.