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Teste Folha-Mauá
Os vitoriosos de 2006
Polo GTI tem conjunto mais equilibrado entre todos os carros testados no ano passado
JOSÉ AUGUSTO AMORIM
EDITOR-ASSISTENTE DE VEÍCULOS
Ele não é o mais rápido, nem
o mais ágil. Tampouco é o mais
econômico e está longe de ser o
mais barato. O conjunto, porém, faz o Volkswagen Polo
GTI ser o veículo mais equilibrado entre todos os testados
pela Folha em parceria com o
Instituto Mauá de Tecnologia
no ano passado.
Completam o pódio a versão
sedã do Polo 1.6 (com gasolina),
o Citroën C4 e o Honda Civic
-a opção Flex ficou em oitavo
lugar quando abastecida com
gasolina. No fim da lista, aparecem os veículos bicombustíveis
a álcool: Fiat Idea Adventure,
Fiat Doblò 1.8 e Citroën C3 1.4.
Para a elaboração do ranking, foram considerados os
modelos que participaram de
todas as provas (aceleração de
0 a 100 km/h, consumos urbano e rodoviário, retomada de
60 km/h a 120 km/h e frenagem de 80 km/h até a parada
do veículo). No total, foram 60
carros, que ganharam notas de
um a 60, conforme a posição
-em casos em que o combustível não interfere, como o preço,
a nota foi por modelo, chegando ao máximo de 41.
Assim, o Polo GTI acumulou
237 pontos, um a mais que o
Polo Sedan. Acelerou em 7,92s
(56 pontos), rodou 9,9 km/l na
cidade (40) e 14,7 km/l na estrada (44), freou em 35,1 m (37)
e recuperou a velocidade em
12,7s (49). Vindo da Espanha,
tem no preço seu maior defeito: R$ 99,8 mil (11 pontos).
E, num ano em que os bicombustíveis representaram
mais de 80% das vendas de novos, o álcool foi o vilão para
muitos. Foi do Vectra o maior
consumo: 5,6 km/l na cidade, a
mesma média do Audi S4, que
justifica a sede pelo desempenho esportivo. Ao chegar a 100
km/h em 6,93s, conquistou a
quarta posição em aceleração,
enquanto o Chevrolet foi o 46º
do ano a alcançar tal velocidade. Na estrada, o Vectra "bebe"
mais que o BMW 550i, o segundo mais rápido de 2006.
Mas, se o assunto é economia, é difícil tirar a medalha do
Fiat Mille. Entra ano, sai ano, e
ele apresenta as menores médias. Fez 18,4 km/l na estrada,
ainda que tenha tido um desempenho sofrível. Levou
18,14s para ir a 100 km/h (com
gasolina), só perdendo para o
Ford Fiesta com o mesmo
combustível -21,82s.
No entanto a supremacia dos
1.0 está acabando. O Civic e seu
arqui-rival Toyota Corolla registraram 16,5 km/l com seus
motores 1.8, enquanto o Citroën C4 2.0 fez 16,3 km/l ao lado da Fiat Palio Weekend 1.4.
Democracia
Ao dar notas para cada categoria, a Folha, o único jornal
brasileiro a aferir os números
dos veículos cedidos pelas
montadoras, democratizou o
ranking. Afinal, entre os mais
rápidos e ágeis figuram os carros mais caros do país. O mais
veloz, o Jeep Cherokee SRT8
-pela primeira vez, a liderança
foi de um americano- custa
R$ 249,9 mil, e o mais ágil, o
550i sai por R$ 387 mil.
INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA
www.maua.br
0/xx/11/4239-3092
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