São Paulo, domingo, 07 de janeiro de 2007

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Teste Folha-Mauá

Os vitoriosos de 2006

Polo GTI tem conjunto mais equilibrado entre todos os carros testados no ano passado

JOSÉ AUGUSTO AMORIM
EDITOR-ASSISTENTE DE VEÍCULOS

Ele não é o mais rápido, nem o mais ágil. Tampouco é o mais econômico e está longe de ser o mais barato. O conjunto, porém, faz o Volkswagen Polo GTI ser o veículo mais equilibrado entre todos os testados pela Folha em parceria com o Instituto Mauá de Tecnologia no ano passado.
Completam o pódio a versão sedã do Polo 1.6 (com gasolina), o Citroën C4 e o Honda Civic -a opção Flex ficou em oitavo lugar quando abastecida com gasolina. No fim da lista, aparecem os veículos bicombustíveis a álcool: Fiat Idea Adventure, Fiat Doblò 1.8 e Citroën C3 1.4.
Para a elaboração do ranking, foram considerados os modelos que participaram de todas as provas (aceleração de 0 a 100 km/h, consumos urbano e rodoviário, retomada de 60 km/h a 120 km/h e frenagem de 80 km/h até a parada do veículo). No total, foram 60 carros, que ganharam notas de um a 60, conforme a posição -em casos em que o combustível não interfere, como o preço, a nota foi por modelo, chegando ao máximo de 41.
Assim, o Polo GTI acumulou 237 pontos, um a mais que o Polo Sedan. Acelerou em 7,92s (56 pontos), rodou 9,9 km/l na cidade (40) e 14,7 km/l na estrada (44), freou em 35,1 m (37) e recuperou a velocidade em 12,7s (49). Vindo da Espanha, tem no preço seu maior defeito: R$ 99,8 mil (11 pontos).
E, num ano em que os bicombustíveis representaram mais de 80% das vendas de novos, o álcool foi o vilão para muitos. Foi do Vectra o maior consumo: 5,6 km/l na cidade, a mesma média do Audi S4, que justifica a sede pelo desempenho esportivo. Ao chegar a 100 km/h em 6,93s, conquistou a quarta posição em aceleração, enquanto o Chevrolet foi o 46º do ano a alcançar tal velocidade. Na estrada, o Vectra "bebe" mais que o BMW 550i, o segundo mais rápido de 2006.
Mas, se o assunto é economia, é difícil tirar a medalha do Fiat Mille. Entra ano, sai ano, e ele apresenta as menores médias. Fez 18,4 km/l na estrada, ainda que tenha tido um desempenho sofrível. Levou 18,14s para ir a 100 km/h (com gasolina), só perdendo para o Ford Fiesta com o mesmo combustível -21,82s.
No entanto a supremacia dos 1.0 está acabando. O Civic e seu arqui-rival Toyota Corolla registraram 16,5 km/l com seus motores 1.8, enquanto o Citroën C4 2.0 fez 16,3 km/l ao lado da Fiat Palio Weekend 1.4.

Democracia
Ao dar notas para cada categoria, a Folha, o único jornal brasileiro a aferir os números dos veículos cedidos pelas montadoras, democratizou o ranking. Afinal, entre os mais rápidos e ágeis figuram os carros mais caros do país. O mais veloz, o Jeep Cherokee SRT8 -pela primeira vez, a liderança foi de um americano- custa R$ 249,9 mil, e o mais ágil, o 550i sai por R$ 387 mil.


INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA
www.maua.br
0/xx/11/4239-3092



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