São Paulo, domingo, 07 de março de 2004

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CARTAS

Fiesta superaquecido
""Em dezembro, retirei na concessionária Besouro um Fiesta. Três horas depois, tive de voltar à revenda por causa de superaquecimento. Após dois dias, soube que só ficaria pronto depois de mais dez dias. Deve ser parte da campanha "deixe um Ford surpreender você"."
Luiz Fernando Voss Chagas Lessa (Rio de Janeiro, RJ)

Resposta - A Ford diz que contatou o cliente e foi agendada com a concessionária uma nova verificação do veículo.

Réplica - O leitor disse à Folha que, com dois meses de uso, o carro já esteve seis vezes em duas concessionárias. O primeiro defeito foi resolvido, mas o Fiesta apresentou também problemas no vidro elétrico. Segundo o leitor, ele perdeu muito tempo para consertá-lo. Além disso, reclama que as revendas não têm as peças em estoque.
 

Revenda danifica Tempra
""Em dezembro, levei o meu Tempra HLX 97 à concessionária Via Verdi para fazer um serviço de funilaria e uma revisão do sistema de injeção. Após quatro dias, a parte de funilaria tinha sido feita, mas não encontraram nada que justificasse o alto consumo de combustível. Retirei o veículo e, pouco depois, verifiquei que havia um defeito no visor do computador de bordo. Como esse item sempre funcionou perfeitamente e estava operando quando o carro entrou na autorizada, retornei imediatamente à Via Verdi e deixei o carro para verificação. No dia seguinte, disseram que não era da responsabilidade deles e ficaria por minha conta a reposição da peça, que custa mais de R$ 500."
Eduardo Brandani da Silva (Maringá, PR)

Resposta - A Fiat diz que o cliente foi atendido pela Via Verdi e que recebeu esclarecimentos sobre a questão.

Réplica - O leitor disse à Folha que o problema ainda se mantém e que vai procurar o Procon (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor).
 

Sem direito a carro-reserva
""O vidro traseiro do meu Astra, que está com 3.000 quilômetros, explodiu. Levei o carro à autorizada Veibrás, onde ficou dois dias e meio. A General Motors simplesmente alega que, como o veículo não foi guinchado, não tenho direito ao Road Service. Acredito que, no caso de o veículo não ter condições de rodar por defeito de fábrica, a GM tem de se responsabilizar."
Sérgio Dias Esteves Forli (Jaboticabal, SP)

Resposta - A GM diz que o veículo-reserva é cedido pelo Road Service somente em panes mecânicas ou elétricas atendidas por revenda autorizada.

Corsa com portas travadas
""Comprei um Corsa Sedan, na concessionária Viamar, em agosto de 2001. Como acessório, a revenda solicitou que eu instalasse uma trava elétrica nas portas. Após dois meses de uso, as portas traseiras travaram e até agora a Viamar não consertou o carro."
Gisele Baricevicus (São Paulo, SP)

Resposta - A General Motors diz que entrou em contato com a concessionária, mas que não foi localizado registro com os dados transmitidos pela leitora. A montadora informou que o serviço de atendimento a clientes e a concessionária estão à disposição para auxiliar.


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