São Paulo, domingo, 07 de agosto de 2011

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Fabricantes convidam clubes para eventos

De olho no crescimento das associações, montadoras chegam a patrocinar encontros

DE SÃO PAULO

Com o crescimento do número de associados, os fabricantes voltaram suas atenções para os clubes. Fiat e Volkswagen, por exemplo, convidam integrantes dos grupos para visitas a suas fábricas e para participar de eventos da marca. "Temos um bom contato com a GM", afirma Fernando Cravo, coordenador do Celta Clube. Em janeiro, sócios participaram do lançamento da linha 2012 do modelo.
"A Peugeot tem uma participação promocional no site e nos eventos, incluindo o patrocínio ao nosso encontro anual", explica Guilherme Quandt, administrador do Clube Peugeot.
Realizado em novembro, o evento reúne na cidade de São Paulo proprietários de modelos da marca de diferentes regiões do país, que vão à reunião dirigindo.
Além das tradicionais ofertas de peças e de veículos feitas por membros, fabricantes e lojas perceberam o potencial de comunicação dos clubes. "Nossa página também recebe anúncios de concessionárias, mecânicas e lojas de acessórios", diz Quandt.

VETERANOS
E não são só carros recentes que fazem sucesso em páginas na internet. Os veteranos são um capítulo à parte. Modelos que deixaram de ser produzidos contam com uma legião de fãs, ávidos por informações e histórias de seus veículos.
O Tempra Clube foi lançado em 1998, um ano antes de o modelo da Fiat ser descontinuado, e hoje contabiliza mais de 11 mil associados. "Um ponto de honra é não deixar ninguém sem resposta, seja qual for a dúvida, como dicas de compra e manutenção", ressalta o fundador, Luiz Fernando Rodrigues.
Conteúdo semelhante tem a página do Volkswagen SP2, esportivo produzido no Brasil de 1972 a 1976. O site traz dados técnicos e ofertas de equipamentos para o modelo.
O Chevrolet Monza, descontinuado em 1996, é outro que ainda desperta paixões. Criado em 1999, o Monza Clube tem hoje mais de 15 mil associados, incluindo alguns de fora do Brasil.
"Pesquisava em revistas e na internet, mas encontrava poucas informações sobre o carro. Resolvi consultar amigos e mecânicos, depois coloquei tudo no site", conta William Bertochi, fundador e presidente do Monza Clube.
(RICARDO RIBEIRO)


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