UOL


São Paulo, domingo, 07 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CARTAS

Xsara não desliga
"Em junho, levei meu Xsara Break Exclusive 2001 para a revisão de 30 mil quilômetros na revenda Saint Etienne. Passados 15 dias, não conseguia fazer o carro pegar. A autorizada diagnosticou um problema na bateria, e, como havia expirado a garantia, paguei R$ 273 por uma nova.
Mais dois dias de uso, e o carro apresentou uma pane no rádio e no computador de bordo. Para desligar o rádio, era necessário desconectar a bateria. Na revenda, asseguraram que o defeito havia sido sanado. Mas, um dia depois, o problema voltou e persiste até hoje."
Rogério Tiossi (São Paulo, SP)
Resposta - A Citroën afirma que a Saint Etienne não sabia que, após a última intervenção, o veículo apresentou anomalias, pois o cliente não a acionou mais. Segundo a fábrica, a autorizada agendará uma data para verificar os inconvenientes.
Réplica - O leitor disse à Folha que o gerente da Saint Etienne prometeu a visita de um técnico, o que ainda não foi agendado. O carro continua com problema.

Mégane sem chave
"Levei meu Mégane 2.0, em abril, à Renome para conserto de mau-contato na chave de ignição e revisão geral. O serviço foi feito, mas o defeito voltou várias vezes. O carro chegou a ser guinchado à revenda, onde foi constatada a necessidade de troca da chave.
Como o veículo é importado, a peça não estava em estoque no Brasil, e a chave-reserva apresentou o mesmo defeito. A partir daí, o abandono da concessionária e da própria Renault foi total."
Zemilton Feitosa (Campinas, SP)
Resposta - A Renault diz que a concessionária efetuou os reparos e que o veículo foi entregue ao cliente em 25 de julho.
Réplica - O leitor conta que, em julho, a revenda fez uma ligação direta no veículo e entregou uma chave provisória. A original só foi liberada há 15 dias.

Carbonização no Fiesta
"O silencioso do meu Fiesta Supercharger está carbonizado. Conheço esse problema, pois meu veículo anterior, um Ka GL Image 2000, já o havia apresentado.
Na revisão, pedi a troca da peça. Os consultores me orientaram a contatar a Ford, que disse que a causa eram agentes externos -o que deixaria o carro fora da garantia- e negou a troca do silencioso. Tal agente poderia ser a gasolina. Se o problema é ela, por que a carbonização só acontece com motor Zetec RoCam?"
Vinicius Akiyama (São Paulo, SP)
Resposta - A Ford diz que a carbonização não ocorre só em veículos com motor Zetec RoCam e decorre de agentes externos. Por isso não tem como intervir.

Suspensão frágil do Fiesta
"O braço dianteiro da suspensão do Ford Fiesta Street 1.0 só tem a durabilidade de 40 mil quilômetros. Quero saber por que essa peça apresenta fragilidade e por que a Ford não facilitou a manutenção da peça, permitindo apenas a troca da bucha de borracha da bandeja."
William Namie Ferreira (Taboão da Serra, SP)
Resposta - De acordo com a montadora, a suspensão sofre influências de fatores externos e, portanto, não é coberta em garantia nem há como precisar a sua durabilidade.


Veículos - al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, São Paulo, SP, fax 0/xx/11/3224-3362, e-mail veiculos@uol.com.br. Não serão consideradas mensagens eletrônicas com figuras ou arquivos anexados. Os documentos enviados devem incluir nome completo, endereço, telefone e, se possível, e-mail.


Texto Anterior: Cada um na sua
Próximo Texto: Guia de preços - Novos 1: Produção cai 11,3% em agosto, e Gol segue líder
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.