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São Paulo, domingo, 07 de setembro de 2003

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SEDÃ

Modelo da BMW chega nesta semana com motor 3.0

Ingresso para o show tecnológico do novo Série 5 custa R$ 295 mil

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Maior, mais leve, com mais tecnologia e um design mais ousado. Assim é a quinta geração do Série 5, que a BMW começa a vender no Brasil nesta semana. Inicialmente, será oferecido apenas o 530i, com motor 3.0, mas o 545i é prometido para o começo de 2004. O sedã custará R$ 295 mil.
A carroceria usa alumínio, o que deixou o carro 75 kg mais leve. Mas as inovações tecnológicas continuam. Uma imagem com as principais informações -velocidade, instruções de navegação, aviso de verificação, conforme escolha do motorista- aparece no final do capô. A rigidez do volante varia conforme a velocidade.
Os faróis acompanham a trajetória do carro. Do Série 7, veio o iDrive, que controla funções de entretenimento e ar-condicionado, entre outras -o 545i também herdou o motor. A umidade do ar e a temperatura são medidas, e, dependendo do resultado, um sistema entra em ação para não embaçar os vidros.
A segurança é proporcionada por uma "sopa" de letrinhas: DSC (controle dinâmico de estabilidade), ABS (freios antitravamento), ASC (controle automático de estabilidade), DBC (controle da força de frenagem), FBS (monitoramento da temperatura dos freios). Além disso, o sedã conta com oito airbags (bolsas de ar que inflam em batidas).
O motor do 530i é o mesmo que ele usava antes da reestilização: são 231 cv a 5.900 rpm. O torque é de 30,6 kgfm a 3.500 rpm. O câmbio é automático de seis velocidades, mas com trocas manuais.
O modelo cresceu 66 mm no comprimento, 47 mm na largura e 29 mm na altura. A capacidade do porta-malas passou de 460 l para 520 l. (JOSÉ AUGUSTO AMORIM)


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