São Paulo, domingo, 07 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

sedã - médio

Design moderno faz Civic superar rivais caçulas

DA REPORTAGEM LOCAL

O Honda Civic é o tipo de carro que toda montadora sonha em construir: está há dois anos e meio no mercado, continua mais atual do que a maioria dos concorrentes e líder -quase que absoluto- de vendas entre os sedãs médios.
Na semana passada, ele bateu a marca de 300 mil unidades produzidas, desde 1997, na fábrica de Sumaré (120 km a noroeste de São Paulo).
Mas foi esta oitava geração que deu um boom na vida do Civic. Vendeu, em julho, a marca histórica de 5.683 unidades. Superou inclusive compactos como o Chevrolet Corsa, o Fiat Punto e o Citroën C3.
Só que em agosto veio o susto. Na primeira quinzena do mês passado, o Civic foi ultrapassado pelo Toyota Corolla, seu eterno algoz: foram 2.289 Corolla contra 1.793 Civic.
A Toyota fechou o mês com apenas 116 sedãs à frente -total de 4.424 Corolla. Em todo o ano, no entanto, o Civic vence por quase 15 mil carros.
"Em agosto, paramos parte da linha de produção para fazer manutenção nas máquinas. Sabíamos que não teríamos Civic suficiente para atender à demanda do mês", justifica Alberto Pescumo, gerente-geral comercial da Honda.
Segundo ele, quando a fábrica retomou a produção de 650 carros por dia -entre Fit e Civic-, o sedã voltou a vender bem. "Começamos o mês de setembro forte e devemos retomar a liderança."
Pescumo também afirma que o Civic, lançado em março de 2006, continua a fazer sucesso porque está duas gerações à frente dos concorrentes.
"Lado a lado com rivais, ele parece ser o lançamento", opina Pescumo, dizendo ainda que "o Civic, provavelmente, será remodelado no ano que vem". Nos EUA, há duas semanas, foi revelado o Civic 2009, com pára-choque e grade diferentes.

Jovem
As linhas modernas do Civic -e seu painel digital dividido em dois "degraus"- atraíram consumidores de carros como o Audi A3. Rejuvenesceu o público e se tornou o real sedã "que não tem cara de tiozão".
A versão mais barata do Civic custa R$ 65.460 -valor que sobe para R$ 70.520 com câmbio automático- e dá direito a airbag duplo, freios com ABS (antitravamento) e EBD (distribuição da força de frenagem) e motor 1.8 de até 140 cv.
Esse propulsor faz com que a esportividade do Civic não fique apenas no visual. Os números do teste Folha-Mauá mostram que, com álcool, o sedã atinge 100 km/h em 12,42s.
Pensando bem, quem precisa da versão Si, que disputa com o Volkswagen Golf GTi o título de nacional mais potente?


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.