São Paulo, domingo, 07 de outubro de 2007

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foco

Vitrine mundial da Citroën, C42 muda ar sério da Champs-Elysées

ROSANGELA DE MOURA
ENVIADA ESPECIAL A PARIS

A Citroën volta a habitar o número 42 da Champs-Elysées, a avenida mais famosa de Paris. Num ponto que é propriedade da montadora desde 1928, ela acaba de inaugurar sua loja conceito, batizada de C42.
O nome junta a letra "C", de Citroën, e o número do prédio. O local está aberto desde o fim de setembro e funciona, dependendo do dia, das 10h às 23h.
O projeto da arquiteta Manuelle Gautrand, vencedora de um concurso internacional, conseguiu transformar radicalmente um prédio de 30 metros de altura em um local moderno, de estrutura simples, feita praticamente com ferro, vidro e resina.
Lá é possível conhecer um pouco da história da Citroën. Há, em oito andares, oito modelos em exposição, que mudarão constantemente.
Os visitantes podem fotografar detalhes de modelos revolucionários, que ficam sobre plataformas giratórias. É o caso do Traction Avant (tração dianteira, em francês), de 1934, que tinha o conjunto de motor e câmbio sobre as rodas dianteiras.
Não poderia faltar o 2 CV, lançado no pós-guerra para ser acessível. André Citroën teve o mesmo pensamento de Henry Ford ao lançar o T no começo do século.
Outro modelo em exposição é o DS, de 1955. Ele foi o primeiro a ter de série a suspensão hidropneumática, a direção assistida e a caixa de câmbio semi-automática.
O C6, cujas vendas começaram, na França, em janeiro de 2006, a C4 Picasso (em março deste ano) e o C-Crosser (julho) revelam o que está disponível atualmente para o consumidor da marca -no Brasil, só o C6 é vendido. Ele custa R$ 225 mil.
Já os conceitos C-Métisse e C-Airplay mostram as formas e as tecnologias que, em breve, devem equipar os modelos da marca. O C-Métisse tem, por exemplo, um motor a diesel e outro elétrico.
Mas não é só a Citroën que chama a atenção dos fãs de automóveis que passeiam pela Champs-Elysées. A Renault, a Peugeot, a Toyota e a Mercedes-Benz também estão na charmosa avenida.
Vale a pena tomar um café no primeiro andar do Atelier Renault e observar detalhes do novo Laguna e sua perua, lançados no mês passado durante o Salão de Frankfurt.
Na vitrine do Avenue Peugeot há um 308, também apresentado pela primeira vez na Alemanha. É imperdível a linha do tempo com os logotipos do leão.
Na loja da Toyota, é possível deixar a assinatura num Aygo. Mas a Mercedes-Benz rouba, com o SLR McLaren Roadster, a atenção de qualquer um. O carro conseguiu desfocar até mesmo a novidade do C42, seu vizinho.

Brasil
Nos planos da Citroën para o Brasil estão previstos o C4 com quatro portas, uma minivan derivada do C3, a reestilização do compacto e o C4 Picasso de sete lugares.
O C4 será importado da Argentina, mas apenas em 2008, mesmo ano em que o C3 mudará. Ele continuará sendo o modelo mais barato da marca, já que o C1 e o C2, por ora, estão descartados.


ROSANGELA DE MOURA viajou a convite da Citroën


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