São Paulo, domingo, 07 de dezembro de 2008

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peças & acessórios

15% mais caros, pneus "verdes" economizam

Gastar 3% menos combustível equivale a um pneu após 60.000 km

DO "AGORA"
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A crescente preocupação com as emissões de dióxido de carbono e o aquecimento global têm levado os fabricantes de pneu a desenvolverem uma nova safra de modelos, focados na economia de combustível.
Conhecidos como "verdes" ou "ecológicos", alguns levam sílica; outros, novos compostos e técnicas, que reduzem a resistência à rolagem e, assim, deixam os veículos mais econômicos e menos poluentes. São, entretanto, até 15% mais caros.
Um exemplo é o B250 série 70, da Bridgestone, projetado sob encomenda para o Fiat Mille Economy, mas que pode equipar outros carros. Na medida 165/70 R13, tem preço sugerido de R$ 140.
Segundo o fabricante, ele é mais leve e proporciona uma redução de 30% na resistência ao rolamento, além de uma economia de 3% no consumo de combustível do veículo.
O índice pode parecer pequeno, mas o montante poupado durante toda a vida útil de um jogo de pneus, estimada em 60 mil quilômetros, seria suficiente para repor um deles.
Para Rodrigo Sampaio Lopes, da loja de pneus Guitierrez, a maioria dos clientes ainda pensa no curto prazo e opta pelos produtos mais baratos.
"A durabilidade deles é semelhante", atenta Roberto Falkenstein, diretor de pesquisa da Pirelli, que promete economia de 5% na estrada para o P7.
A Michelin explora o segmento "verde" há um ano no Brasil, mas, na Europa, atua desde 1992. Atualmente, cerca de 70% da sua linha é composta por esse tipo de pneu.

Procura
Flávio Sant'Ana, gerente de marketing e produto da marca, conta que o desafio é proporcionar uma boa frenagem. "Os primeiros pneus "verdes" eram menos aderentes e duráveis, mas as novas tecnologias até melhoraram a segurança."
Wagner Altimari, 34, proprietário de um Chevrolet Corsa, investiu cerca de R$ 800 num jogo de pneus de baixa resistência ao rolamento. "Os benefícios compensam o preço."
Deise Kolling, assistente comercial da JK Pneus, acredita que os "verdes" poderiam ser mais procurados. "A proposta é boa, mas falta divulgação."


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