São Paulo, domingo, 08 de fevereiro de 2004

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CARTAS

Defeito na correia do Corsa
""Adquiri um Corsa 1.8, em maio do ano passado. O carro apresenta defeito de fabricação que nem a revenda nem a fábrica conseguem resolver. Por seis vezes a correia das polias do alternador estourou."
Nuria Machio Font Souza (Montes Claros, MG)

Resposta - A General Motors diz que a cliente manteve contato com o serviço de atendimento no dia 6 de janeiro, quando informou que o veículo apresentara novamente a quebra da correia. Segundo a montadora, a sua engenharia orientou os reparos, solicitando a troca de alguns componentes.

Réplica - A leitora diz que, no dia 20 de janeiro, a correia quebrou novamente. Desde estão, o carro está parado na concessionária.


Mille continua com defeito
""Meu Mille 2001 tem 40 mil quilômetros. A revisão dos 30 mil aconteceu em junho do ano passado, na autorizada Meta, e o carro estava em perfeitas condições. Em novembro, fiz a troca de óleo e filtro e programei levar o carro à revenda para fazer a autorizada de 40 mil. Mas, como constatei que havia óleo no sistema de arrefecimento, antecipei a visita à revenda, onde soube que o problema é de queima da junta do cabeçote. Levei o veículo para uma segunda avaliação, a cargo de um técnico que havia trabalhado numa autorizada Fiat. Soube que a fábrica havia trocado de fornecedor de juntas e que a nova era mais porosa. Assim, qualquer aquecimento faz com que os poros da junta se dilatem e permitam a passagem do óleo. O técnico sugeriu que, quando eu substituísse a junta, usasse a do Palio 1.0, que é de melhor qualidade. Retornei à revenda e solicitei que o serviço fosse feito em garantia, mas eles alegaram que a minha garantia cobre apenas motor e câmbio."
Edson Garcia (Bauru, SP)

Resposta - A Fiat afirma que o veículo foi reparado pela concessionária Primo (antiga Meta) e restituído ao cliente, no dia 17 de dezembro, em condições de uso. A montadora diz ainda que no dia 15 de janeiro contatou o cliente e esclareceu o atendimento prestado e que ele confirmou a realização do serviço.


Lesada pelo consórcio VW
""Possuo uma cota do Consórcio Nacional Volkswagen e fui sorteada em 23 de dezembro. No dia 5 de janeiro, fui ao banco VW para requerer minha carta de crédito, pois no dia anterior havia comprado um veículo com base no crédito que possuía. Ocorre que fui surpreendida com a informação de que o valor do bem havia sofrido uma redução de mais de 12%. No comunicado de contemplação, fui informada de que o valor do meu crédito era de R$ 19.853 e agora eles me disseram que é de apenas R$ 17 mil. Estou me sentindo lesada pelo consórcio."
Tania Brunhera Kowalski (São Paulo, SP)

Resposta - A Volkswagen disse que encaminhou o caso para o Consórcio Nacional Volkswagen para que sejam tomadas as providências necessárias à solução do assunto.

Réplica - A leitora afirmou à Folha que no dia 5 de fevereiro recebeu do banco VW um cheque com a diferença do valor.


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