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NA MIRA DA VISTORIA
Inspeção veicular prioriza ambiente e ignora segurança
Vistoria não confere funcionamento de faróis, setas e pneus, feito no Rio
FELIPE NÓBREGA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
O intuito da inspeção veicular, iniciada na segunda-feira, é
fiscalizar os veículos e reduzir
as emissões de poluentes na cidade de São Paulo.
O programa, porém, peca em
dois pontos: só fiscaliza carros
fabricados de 2003 a 2008 e
não vistoria itens básicos de segurança, como lanternas, setas,
pneus, freio de estacionamento
e limpador de para-brisa -checagens feitas no Rio de Janeiro,
que obedece ao artigo 104 do
Código Brasileiro de Trânsito.
Em comunicado à Folha, a
Secretaria Municipal de Verde
e Meio Ambiente afirma que
pretende incluir, no próximo
ano, os carros fabricados antes
de 2003 e que aumentará de 7
para 16 os postos de vistoria.
Além disso, a secretaria diz
aguardar a regulamentação do
Contran (Conselho Nacional
de Trânsito) para começar a
inspeção de itens de segurança.
"O início da inspeção veicular em São Paulo é positivo.
Buenos Aires, por exemplo, já
limita a emissão de gases tóxicos dos carros há quase uma
década", compara Eduardo Rosin, executivo da Controlar,
empresa responsável pelas vistorias na capital paulista.
Para Eduardo Campos, gerente comercial da Magneti
Marelli, se todos os carros fossem minuciosamente fiscalizados, cerca de 40% seriam reprovados na inspeção. Segundo
a Controlar, nesta primeira semana, só 69 dos 2.817 carros
estavam irregulares (2,5%).
Por outro lado, a prefeitura
paulistana restitui a tarifa de
inspeção (R$ 52,73), o que não
acontece no Rio de Janeiro.
A vistoria em São Paulo também está movimentando as oficinas particulares que simulam
a inspeção obrigatória.
Leva-e-traz
A simulação, que demora 30
minutos e custa R$ 50, faz uma
análise de itens do motor e confere o nível de emissões.
"Em ordem, o risco de o carro
ser reprovado pela Controlar é
quase nulo", diz César Samos,
gerente da Mecânica do Gato.
Precavido, o industrial Marcello Antônio Oliani, 32, levou
o seu Toyota Corolla 2005 a
uma oficina antes de enfrentar
a inspeção obrigatória.
"Se o meu carro fosse reprovado, teria de repetir todo o
processo de agendamento e de
vistoria", conta Oliani.
Algumas oficinas ainda agendam a inspeção, pagam a taxa e
levam o carro à Controlar. O
serviço custa cerca de R$ 150.
"Deve ser feito junto com a
revisão", conta o mecânico Josmar Boschetti Júnior, da oficina que leva seu nome.
Segundo Mário Márcio Tommey, chefe de assistência técnica da Bosch, o consumidor deve
procurar um centro automotivo que siga os padrões técnicos
da vistoria oficial. E cuidado:
"Combustível de má qualidade
também pode aumentar as
emissões e reprovar o carro na
vistoria", alerta Tommey.
ONDE ENCONTRAR
Auto Mecânica Scopino
0/xx/11/3955-2086
Especializada Josmar
0/xx/11/5571-8568
Mecânica do Gato
0/xx/11/2028-0288
Mecânica Peghasus
0/xx/11/2231-4024
Ninim Reparação Automobilística
0/xx/11/3382-2600
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