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Só no Brasil ix35 convive com o Tucson
Representante da Hyundai quer fabricar novo utilitário junto com velho, em Goiás
DE SÃO PAULO
Muitos europeus ficam boquiabertos quando descobrem que, no Brasil, ainda se
produzem Kombi, Mille, Clio
2, Astra 2, Golf 4.
São carros que, na Europa,
já saíram de linha ou mudaram por completo há anos
-alguns, há décadas.
Salvo em raríssimas exceções, o mercado brasileiro
reinventa coisa velha e lança
coisa nova como se fosse a última maravilha do mundo.
Em geral, lançam o adjetivo "new". É assim: o Fiesta
abrasileirado vai conviver
com o New Fiesta mexicano
ainda neste mês sem briga.
Algo parecido ocorre com
a Hyundai. Ao menos, pouparam o "new". Vão chamar
o novo Tucson de ix35, nome
do projeto na Coreia do Sul.
De fato, o carro é completamente novo e com um design fluido nunca antes visto
em montadoras emergentes.
Fica ainda mais evidente
quando colocam o ix35 ao lado do Tucson. Parecem carros de décadas diferentes. E
são, segundo a Hyundai.
O ix35 chega como modelo
2011 e não aposenta o Tucson
2010, que está sendo montado em CKD (conjuntos desmontados) na fábrica do grupo Caoa em Anápolis (GO).
Aliás, o vice-presidente
Annuar Ali planeja montar o
ix35 lá a partir de 2012.
PREÇO
Na sucessão, o "old" Tucson 2.0 despencou e agora
parte de R$ 68,9 mil. Com esse valor, não há jipinho como
o Ford EcoSport para brigar.
O ix35 vai jogar acima. Sairá por R$ 88 mil, com motor
2.0 (163 cv) e câmbio manual
raro no segmento. Automático, sobe para R$ 93 mil e R$
115 mil -com teto panorâmico, oito airbags e tração 4x4.
Um preço alto para quem
quer vender 40 mil carros por
ano. Também choca contra o
próprio Santa Fé e o novo Kia
Sorento (sete lugares). Afinal, Hyundai e Kia formam o
mesmo grupo na Coreia do
Sul e compartilham as bases
mecânicas.
(FABIANO SEVERO)
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