São Paulo, domingo, 08 de novembro de 2009

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CAPA

Recall pode ser bom para imagem se soar como obrigação, e não favor

Montadora deve comunicar proprietários e anunciar em jornais, rádios e TVs

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Os recalls podem significar um arranhão temporário na imagem das montadoras, mas também podem se transformar em um gesto de preocupação com a segurança do cliente.
Para o publicitário Washington Olivetto, um recall pode ser favorável à imagem de uma empresa se ela não transformar essa ação institucional em promocional. "É uma obrigação da empresa, e não um favor."
Segundo o professor da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) Emmanuel Publio Dias, a ampla divulgação da montadora é uma tentativa de transformar a comunicação do recall em uma ação positiva e salvar sua imagem.
"Mas, quando o recall se torna frequente, há um prejuízo à imagem da marca, pois pode transmitir uma sensação de queda de qualidade dos produtos", adverte Dias.
É o caso da Volkswagen, que fez três recalls do Gol em menos de um ano (partida a frio, freios e lanterna traseira).

Mocinho ou vilão?
Para especialistas, a demora em comunicar a falha também aumenta o impacto negativo.
"As empresas que divulgam o defeito antes de o mercado descobrir têm maior possibilidade de ser avaliadas como "mocinhas". As montadoras que esperam o problema ser publicado nos jornais podem ser as "vilãs'", avalia o professor Marcos Morita, especialista em estratégias empresariais.
O estudante Gabriel de Moraes, 21, não quer nem ouvir falar em rechamado. "Comprei o carro novo e já fiz dois recalls. Parece brincadeira", diz Moraes, que tem um Novo Gol.
O estudante não recebeu o comunicado do terceiro recall (lanterna traseira) e não sabe se seu veículo está incluído.
O webdesigner Joel Ernesto Guedes, 27, não levou seu Voyage para o recall dos freios, e o sistema apresentou defeito.
"Não recebi aviso de recall e, na revenda, fui mal atendido", conta. O carro de Guedes perdeu a garantia, pois ele não fez a revisão na autorizada. "A Volks deveria atender fora da garantia, ainda quando o carro estava com 7.000 km e o nível de óleo baixou. Agora, o motor também está fazendo barulho, e fiquei sabendo da campanha de troca de óleo pelo jornal", diz.
Por lei, se a empresa reconhecer o recall -problemas que afetam a segurança-, é obrigada a enviar um comunicado a todos os proprietários e anunciar em veículos de grande circulação. (RICARDO RIBEIRO)


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