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CAPA
Recall pode ser bom para imagem se soar como obrigação, e não favor
Montadora deve comunicar proprietários e anunciar em jornais, rádios e TVs
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Os recalls podem significar
um arranhão temporário na
imagem das montadoras, mas
também podem se transformar
em um gesto de preocupação
com a segurança do cliente.
Para o publicitário Washington Olivetto, um recall pode ser
favorável à imagem de uma empresa se ela não transformar
essa ação institucional em promocional. "É uma obrigação da
empresa, e não um favor."
Segundo o professor da
ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) Emmanuel Publio Dias, a ampla divulgação da montadora é uma tentativa de transformar a comunicação do recall em uma ação
positiva e salvar sua imagem.
"Mas, quando o recall se torna frequente, há um prejuízo à
imagem da marca, pois pode
transmitir uma sensação de
queda de qualidade dos produtos", adverte Dias.
É o caso da Volkswagen, que
fez três recalls do Gol em menos de um ano (partida a frio,
freios e lanterna traseira).
Mocinho ou vilão?
Para especialistas, a demora
em comunicar a falha também
aumenta o impacto negativo.
"As empresas que divulgam o
defeito antes de o mercado descobrir têm maior possibilidade
de ser avaliadas como "mocinhas". As montadoras que esperam o problema ser publicado
nos jornais podem ser as "vilãs'", avalia o professor Marcos
Morita, especialista em estratégias empresariais.
O estudante Gabriel de Moraes, 21, não quer nem ouvir falar em rechamado. "Comprei o
carro novo e já fiz dois recalls.
Parece brincadeira", diz Moraes, que tem um Novo Gol.
O estudante não recebeu o
comunicado do terceiro recall
(lanterna traseira) e não sabe se
seu veículo está incluído.
O webdesigner Joel Ernesto
Guedes, 27, não levou seu Voyage para o recall dos freios, e o
sistema apresentou defeito.
"Não recebi aviso de recall e,
na revenda, fui mal atendido",
conta. O carro de Guedes perdeu a garantia, pois ele não fez a
revisão na autorizada. "A Volks
deveria atender fora da garantia, ainda quando o carro estava
com 7.000 km e o nível de óleo
baixou. Agora, o motor também
está fazendo barulho, e fiquei
sabendo da campanha de troca
de óleo pelo jornal", diz.
Por lei, se a empresa reconhecer o recall -problemas
que afetam a segurança-, é
obrigada a enviar um comunicado a todos os proprietários e
anunciar em veículos de grande
circulação.
(RICARDO RIBEIRO)
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