São Paulo, domingo, 8 de novembro de 1998

Próximo Texto | Índice

Novo Omega é o preferido no salão

Greg Sallibian/Folha Imagem
O Omega teve seu design bastante modificado; agora o painel tem computador de bordo e a traseira está mais arredondada


da Reportagem Local

O 20º Salão do Automóvel, que termina hoje, não é uma competição, mas tem vencedor. Pesquisa realizada pelo Datafolha na exposição revela que o novo Chevrolet Omega, fabricado pela GM, é o carro que mais agradou.
O resultado causa certa surpresa, já que outros lançamentos do salão, como o Mercedes Classe S, o Audi TT, o BMW 328 e até o novo Fusca, deveriam, teoricamente, impressionar mais o visitante.
É a terceira vez que um Chevrolet é eleito pelo público do salão em levantamentos do Datafolha. O Omega havia sido o escolhido na exposição de 92. Em 96, o preferido foi o Vectra, lançado naquele ano. Em 94, não houve pesquisa.
Agora importado da Austrália, o Omega foi escolhido por 20% dos entrevistados. O segundo na preferência do consumidor foi o novo Volks Golf (11%), que a partir de março começa a ser produzido no Brasil, seguido do novo Chevrolet Astra (10%), já em produção aqui.
O Omega australiano traz linhas mais modernas, mas perdeu um pouco de sua personalidade. Sob o capô, agora há um motor de 200 cv (leia o teste do Omega na pág. 2).
A Chevrolet também foi considerada a marca nacional que oferece os melhores carros: 36% dos entrevistados elegeram a marca.

Mercedes-Benz
Se a General Motors foi o destaque entre as montadoras nacionais, a Mercedes-Benz foi a preferida entre as estrangeiras -foi a que mais agradou ao visitante, com 17% das preferências, seguida da Ferrari (12%), da Audi (11%), da BMW (6%), da Volvo e da Porsche, ambas com 5%.
Além disso, 21% dos entrevistados escolheram o estande da Mercedes como o melhor do salão. O da Ford teve 14% dos votos; o da Volks, 13%; e o da Chevrolet, 11%.
Outra pergunta que mostrou a força da estrela de três pontas: "Qual carro o senhor compraria se não existissem limitações financeiras?" A Mercedes-Benz foi citada por 21% dos entrevistados. A segunda marca mais votada foi a Ferrari, com 12%, seguida da Audi, com 10%, e da BMW, com 7%.

Gol
Quando a pergunta salientou a limitação financeira, o Gol, carro mais vendido no país há 12 anos, foi o escolhido (8%). Vectra, Palio e Golf ficaram em segundo (6%).
O Gol também é o carro que 8% dos visitantes do salão possuem. Outros 8% têm Palio; 7%, Corsa; 5%, Uno; e 5%, Escort.
Entre os visitantes, 66% possuem carro nacional; 17%, importado; e 16% não possuem carro próprio.
Outro dado levantado na pesquisa do Datafolha foi a melhora na avaliação que o público faz dos carros nacionais: 61% dos entrevistados consideram os veículos bons para o padrão do Brasil.
Em 92, esse número era de 50%. Naquele ano, 4% acreditavam que o carro brasileiro era uma carroça. Essa avaliação caiu para 2%.
No que diz respeito ao perfil dos entrevistados, cresceu o público feminino no salão. Em 96, eram só 8%. Neste ano, elas somam 31%.



Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.