São Paulo, domingo, 08 de dezembro de 2002

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CARTAS

"Defeitos normais" no Gol
"Ainda em garantia, meu Gol 16V Plus passou pela revenda Servopa cinco vezes com problemas de acabamento, rangido forte no câmbio, trepidação na embreagem, vazamentos e desgaste excessivo das pastilhas de freio. Após o fim da garantia, o carro já voltou mais duas vezes à concessionária, e os problemas continuam. Um mecânico andou com o carro e constatou os defeitos, mas o gerente de serviços disse que, depois de um ano, problemas de embreagem, câmbio e acabamento são normais no Gol e que não há mais o que fazer."
Marco Aurélio Heller de Pauli (Curitiba, PR)

Resposta - A Volkswagen afirma que o gerente de serviços da Servopa agendou a reapresentação do veículo. Réplica - O leitor confirma que seu carro está na concessionária.

Pane no Golf
"Em julho fui à Biguaçu fazer a revisão de 30 mil quilômetros e instalar um ar-condicionado no meu Golf 1.6 2001. O equipamento seria original de fábrica. Desde então, meu carro nunca mais funcionou direito. Além de pagar R$ 3.500, uma pane elétrica nunca foi reparada. Houve curto-circuito com queima do rádio, e o ar-condicionado nunca funciona depois que sai da loja. Após quatro tentativas malsucedidas para solucionar os problemas, decidi comprar um zero-quilômetro. O vendedor me disse que a Biguaçu pagaria pelo meu carro R$ 21 mil, pois o ar-condicionado não era original. Na tabela, ele vale R$ 28 mil."
Renato Costa (São Paulo, SP)

Resposta - A Volkswagen informa que o gerente técnico da Biguaçu se coloca à disposição para análise e correções.

Lâmpada do Corsa
"Comprei um Corsa Classic 2003 em setembro, e a lâmpada da placa já queimou. Fui a uma casa de acessórios, mas o técnico me disse que não sabia trocá-la. Liguei para a concessionária Starvesa, onde comprei o carro, para ter mais informações, e a instrução foi soltar o pára-choque traseiro e o engate. Para evitar esse transtorno, autorizei o funcionário da casa de acessórios a quebrar o plástico e acabei trocando a lâmpada e o protetor."
Antônio Carlos Barbosa (São Paulo, SP)

Resposta - A General Motors informa que as instruções para substituição da lâmpada de luz da placa estão descritas na página 6-20 do manual do proprietário, não sendo necessária a retirada do pára-choque.

Corsa mal-acabado
"Adquiri o novo Corsa com vários problemas de acabamento, como farol derretido, ruídos na ventilação e no ar-condicionado e descanso de braço quebrado. Os dois últimos ainda não foram solucionados. O apoio de braço quebrou após três meses de uso, e, de acordo com os funcionários da revenda, o defeito do meu carro não é isolado. Em carta publicada em 6 de outubro na Folha, outro cliente da GM se queixa de um barulho no ar-condicionado do seu Celta. Acredito que seja o mesmo defeito do meu carro."
Ademar Mitsuyoshi Okatani (São Paulo, SP)

Resposta - A General Motors diz que está à disposição do leitor para vistoriar o seu veículo.

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